Prejuízo no terceiro trimestre leva a Hypermarcas a rever projeção de 2011

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A desaceleração das vendas da Hypermarcas levou a empresa a reduzir suas perspectivas para este ano. A empresa, que no terceiro trimestre deste ano apurou prejuízo de R$ 190,5 milhões, reduziu pela segunda vez a previsão de rentabilidade do ano. A companhia de bens de consumo lucrou R$ 78 milhões no mesmo período de 2010. -

O prejuízo já era esperado pelo mercado em razão da retração das vendas das varejistas. A Hypermarcas sofreu fortes efeitos sobre seus números ao intensificar a implantação da sua nova política comercial que visa a desestocar os clientes.

Com isso, de julho a setembro a companhia viu suas vendas orgânicas recuarem 11,9%. No balanço, a empresa afirmou que acredita estar próxima do processo de redução de estoques e acrescentou que no próximo ano voltará a recuperar a expansão das vendas de forma orgânica, ou seja, sem a aquisição de novas companhias.


Bem-sucedida

Desde que iniciou a nova política, a Hypermarcas diminuiu descontos de preços de seus produtos ao varejo e cortou prazos para os clientes reduzirem os estoques e comprarem com maior frequência. Essa alteração da empresa teria como principal objetivo geração de caixa operacional, fato que segundo a companhia, está sendo cumprido. No terceiro trimestre, a geração de caixa operacional alcançou o montante de R$ 181,3 milhões. A receita líquida do período foi de R$ 908 milhões de reais, 10,4% a mais do que no mesmo intervalo de 2010.

A adoção da nova política comercial também levou a Hypermarcas a reduzir, pela segunda vez, a estimativa de resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) para 2011. A empresa espera alcançar R$ 700 milhões até dezembro. A primeira previsão da empresa era de obter R$ 1 bilhão, ou seja, queda de 42,86% ante a previsão original. No ano que vem, a empresa acredita que este indicador deverá ser de mais de R$ 850 milhões.

As incertezas macroeconômicas e a desaceleração da economia global, somadas à decisão de finalizar a implantação da nova política comercial ainda em 2011 deverão pesar sobre seus números. A Hypermarcas informou ainda que as sinergias referentes às aquisições feitas em 2009 e 2010 totalizaram R$ 257 milhões, dos quais R$ 162 milhões foram capturados de julho a setembro e o restante deve ser concluído até o final do primeiro semestre do próximo ano.



Veículo: DCI


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