Com 318 lojas no País, a rede supermercadista Wal-Mart acirra os planos de incrementar seus negócios no Brasil, um dos países emergentes que vêm puxando para cima os resultados mundiais da rede. Ontem, em audiência em Brasília com o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, o CEO e presidente do Wal-Mart Brasil, Héctor Núñez, anunciou, para o ano que vem, o maior aporte da rede no Brasil em 14 anos. Será investido de R$ 1,6 a R$ 1,8 bilhão em 2009, para abrir de 80 a 90 novas lojas de todos os formatos com que a empresa opera hoje no mercado nacional.
Na companhia do presidente e CEO do Wal-Mart para as Américas, Craig Herkert, e do vice-chairman, presidente e CEO do Wal-Mart internacional, Michael Duke, Núñez disse que a empresa gerará mais de 9 mil empregos em 2009 com a abertura das novas lojas. Hoje o Wal-Mart Brasil emprega em torno de 70 mil pessoas. A rede atua nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste com nove bandeiras. No varejo, os hipermercados são das bandeiras BIG, Wal-Mart e Hiper Bompreço. No formato supermercado são Nacional, Mercadorama, Bompreço e Todo Dia (soft discount). Na versão atacado, tem as bandeiras Maxxi e o clube de compras Sam's Club.
Concorrência
O Grupo Pão de Açúcar destinará em investimentos este ano, R$ 733 milhões (dos quais R$ 223 milhões foram aplicados no primeiro semestre). Deste valor, serão reservados R$ 160 milhões a inaugurações e a conversões de lojas - serão 91 novos pontos-de-venda, incluindo 2 hipermercados Extra, 5 supermercados (3 Pão de Açúcar e 2 CompreBem), 60 Extra Fácil (conveniência), 14 Assai e 10 postos de combustível. Fora isso, serão R$ 64 milhões na rede Assai - e R$ 250 milhões à aquisição de novos terrenos; R$ 260 milhões em reformas e infra-estrutura.
Segundo o diretor presidente da empresa, Claudio Galeazzi, "vamos racionalizar os investimentos e nos concentrar em criar condições para uma expansão mais agressiva no ano que vem". Por conta disso, um terço do valor previsto para este ano está concentrado na aquisição de novos terrenos e que darão espaço para o crescimento da empresa em 2009.
A meta da rede norte-americana é abrir até 90 novas lojas no ano que vem. O Pão de Açúcar busca terrenos para crescer em 2009.
Veículo: DCI