Barras de cereais do Bob Esponja, pirulitos do ogro Shrek, pastilhas do Mickey Mouse e chicletes com figurinhas da boneca Barbie. Para engordar seus lucros, as empresas do setor de balas, confeitos e chocolates estão investindo no licenciamento de personagens famosos do universo infantil. A tendência é facilmente percebida entre os mais de 200 lançamentos expostos na 11ª Sweet Brazil, maior feira latino-americana do setor, que reúne até a quinta-feira as 42 principais indústrias de guloseimas do país.
A Docile Alimentos espera aumentar em até 40% o faturamento na sua linha de chicletes, pastilhas e refrescos em pó com o uso da imagem dos personagens de Walt Disney. “Uma marca conhecida e respeitada agrega valor aos produtos. Isso é percebido tanto pelos nossos clientes varejistas quanto pelos consumidores finais”, avalia o diretor de compras e marketing da Docile, Ricardo Heineck.
O gerente de marketing da Riclan, Gustavo Bacchi, conta que a empresa trabalha há mais de 25 anos com produtos licenciados. “Existem personagens clássicos, como a boneca Barbie, com a qual trabalhamos há 14 anos, e outros que entram e saem de moda”, explica. No ano passado, por exemplo, a empresa lançou uma linha de produtos da novela adolescente “Rebeldes”, que este ano foi atualizada com os personagens do filme “High School Musical”.
Apostando em um clássico, a empresa Granx licenciou o uso da “Turma do Chaves” – seriado mexicano exibido há mais de duas décadas no SBT –, na sua linha de moedinhas de chocolate.
“O Chaves está em evidência há muitos anos e o apelo infantil é muito forte”, comenta o proprietário da Granx, Marcelo Freindberg.
Segundo dados da Associação Brasileira de Licenciamento, existem hoje 900 empresas que comercializam produtos apostando em marcas já consagradas. Em 2007, a venda de produtos licenciados gerou R$ 3 bilhões, com crescimento de 11% sobre 2006. Para 2008, a previsão é de um crescimento de 6%, atingindo R$ 3,2 bilhões. (ACN)
Veículo: Gazeta do Povo - PR