Empresários esperam faturar mais no Natal

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55% dos ouvidos pela Serasa Experian preveem aumento do faturamento ante mesmo período do ano passado


Pesquisa Serasa Experian de Perspectiva Empresarial revela que 55% dos empresários do País esperam aumento do faturamento neste Natal em relação ao de 2010, enquanto 31% acreditam que repetirão o desempenho do ano passado e 14% acham que haverá uma queda. No Natal de 2010, 69% deles haviam respondido que a expectativa era de aumento nos ganhos. Já nos dois anos anteriores, 2009 e 2008, esse porcentual era de 53% e 52% respectivamente.

A grande maioria dos empresários de grandes negócios (82%) acredita que o faturamento aumentará neste Natal ante o anterior. Entre os médios varejistas, esse número é de 63% e entre os pequenos, de 55%. A região do País com mais empresários otimistas é a Centro-Oeste, com 62% dos entrevistados apostando em maior faturamento em 2011. Depois vêm as regiões Norte (60%), Sudeste (58%), Nordeste (55%) e Sul (50%).

Para a Serasa Experian, a política monetária restritiva mantida até o início do segundo semestre afetou a expectativa do varejista brasileiro. "De qualquer forma, será um bom Natal por conta dos 31% que esperam repetir o faturamento do Natal 2010", afirma a entidade, em nota.

De acordo com a sondagem, realizada entre os dias 16 e 24 de novembro, para 26% dos empresários o consumidor gastará em média até R$ 50. Já para 39% os presentes estarão na faixa de R$ 51 a R$ 100, para 22% de R$ 101 a R$ 200 e para 13%, acima disso.

Os produtos mais procurados no Natal deste ano, na opinião dominante entre os 1.013 entrevistados, serão roupas, sapatos e acessórios (34%). Segundo a Serasa Experian, por causa do endividamento maior da população, com inadimplência e juros ainda elevados, o consumidor procura produtos com maiores opções de preços, como é o caso de vestuário e perfumarias.

A expectativa dos empresários é de que 49% das compras serão feitas à vista, com pagamento em dinheiro (42%) e cartão de crédito (25%) aparecendo como opções mais citadas, e 51% a prazo, com destaque para cartão de crédito (48%) e cheque pré-datado (25%). No Natal 2010, 51% das compras foram feitas à vista e 49% a prazo./AE

 

Veículo: O Estado de S.Paulo


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