PepsiCo vai cortar 8.700 postos de trabalho em 30 países

Leia em 2min 10s

A PepsiCo anunciou ontem que vai demitir 8.700 funcionários em 30 países, o equivalente a 3% de sua força de trabalho. A ação faz parte de um programa de redução de custos para gerar economia de US$ 1,5 bilhão até 2014, sendo US$ 500 milhões por ano. A empresa não informou se o Brasil será afetado pela reestruturação.

Outras iniciativas foram anunciadas como parte da estratégia de crescimento da empresa. O investimento em marketing e propaganda vai receber um reforço de caixa entre US$ 500 milhões e US$ 600 milhões este ano, e será direcionado principalmente para a América do Norte, onde a companhia pretende aumentar as vendas. Além disso, a PepsiCo vai investir mais nos pontos de venda e aumentar os dividendos.

O aumento do investimento em marketing da PepsiCo já era previsto por analistas. A empresa perdeu participação de seu refrigerante homônimo para a arquirrival Coca-Cola no mercado dos EUA entre 2008 e 2010, segundo a "Bloomberg Businessweek", que cita o boletim setorial "Beverage Digest". Há dois anos, a Diet Coke superou a Pepsi-Cola clássica e se tornou o segundo refrigerante mais vendido nos EUA, atrás da Coca-Cola clássica.

A presidente global da PepsiCo, Indra Nooyi, disse que, apesar da volatilidade do ambiente global nos últimos cinco anos, a empresa apresentou bom desempenho em 2011.

O lucro líquido da companhia cresceu 2%, para US$ 6,4 bilhões em 2011. As vendas da empresa aumentaram 6% em volume e 15% em receita (para US$ 66,5 bilhões). O lucro diluído por ação subiu 3%, para US$ 4,03.

O resultado foi afetado pelo aumento nos preços das commodities - como açúcar, milho e alumínio, muito usadas para produção de alimentos, bebidas e embalagens - e pelos impactos adversos das taxas de câmbio. A PepsiCo informa que 2012 deve registrar novamente aumento global nos preços das commodities, mas que não vai repassar a inflação "devido aos desafios que os consumidores estão enfrentando, principalmente nas economias desenvolvidas".

A PepsiCo possui 22 linhas diferentes de produtos, que geram mais de US$ 1 bilhão em vendas no varejo, cada. Algumas marcas de seu portfólio são Quaker, Tropicana, Gatorade, Frito-Lay e Pepsi Cola.

No quarto trimestre, o lucro líquido passou de US$ 1,3 bilhão em 2010 para US$ 1,4 bilhão no ano passado. O lucro diluído por ação cresceu 5%, de US$ 0,85 para US$ 0,89. As vendas da empresa cresceram 7% em volume e 11% em receita (US$ 20,1 bilhões) no período. Em conferência com analistas, o comando mundial da PepsiCo afirmou estar "muito otimista" com a América Latina e com o Brasil. (LC


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Pandurata amplia equipe

Detentora das marcas Visconti e Bauducco, empresa contratou 400 temporários.A planta da Pandurata, detentora das ...

Veja mais
JBS vai separar negócio de lácteos e listar Vigor na bolsa

Três anos depois de retirar-se da bolsa, a empresa de lácteos Vigor está de volta ao mercado.A JBS, ...

Veja mais
Refeição ajuda padaria a faturar R$ 63 bi

Impulsionado pela inclusão do food service - refeições rápidas - nos serviços ofertad...

Veja mais
Frigorífico JBS vai separar Vigor e pretende listá-la na Bolsa

O frigorífico JBS informou ontem que pretende separar sua subsidiária integral Vigor e pedir o registro de...

Veja mais
Custo de comer fora varia até 58% no país

Cidades do Sudeste lideram alta do gasto médio em restaurantes; Fortaleza é o local mais barato, indica es...

Veja mais
Farmácia contra supermercado

Produtos higiênicos em Porto Alegre e Curitiba estão mais baratos em farmácias que em supermercados,...

Veja mais
Pague Menos em Minas

A Farmácias Pague Menos acaba de inaugurar sua terceira loja em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A e...

Veja mais
Ovos vão ficar até 9% mais caros neste ano

Nem chegamos ao Carnaval e os produtores de chocolate já fecharam suas contas para a Páscoa: a produ&ccedi...

Veja mais
Kodak deixa o mercado de câmeras

Diante das dificuldades financeiras, companhia resolve cortar custos e concentrar forças no mercado de impress&at...

Veja mais