Detentora das marcas Visconti e Bauducco, empresa contratou 400 temporários.
A planta da Pandurata, detentora das marcas Visconti e Bauducco, localizada em Extrema, no Sul de Minas Gerais, já iniciou a produção das colombas pascais, o que deve acontecer até março, quando elas encherão as prateleiras dos supermercados. Para atender o aumento no volume de fabricação e das comercializações do produto a empresa contratou, somente em Minas Gerais, mais de 400 funcionários temporários. A expectativa é de que o faturamento com as vendas das colombas pascais cresça 12% sobre o resultado de 2011.
A gerente de Marketing Sazonal da Pandurata, Renata Vieira, explica que do índice de crescimento previsto, 7% são referentes ao aumento no preço do produto e 5% ao aumento esperado no volume de vendas. As colombas pascais de frutas e de chocolates na versão 100 gramas tiveram preço sugerido de R$ 2 em 2011. Para este ano, o valor proposto será de R$ 3,99. Já na versão 500 gramas, a sugestão foi de R$ 9,99 no ano passado e em 2012 será de R$ 13,79.
Ela afirma que as colombas pascais têm apenas 8% de penetração nos lares brasileiros, o que representa 70% do mercado de bolos de Páscoa. "Para se ter como base, o panetone alcança 50% das residências. É um produto com grandes chances de crescimento", observa. Em 2011, a Pandurata obteve crescimento de 20% no faturamento de produtos natalinos, como panetones e chocotones, em relação ao mesmo período de 2010 (setembro a dezembro).
Uma das apostas da Pandurata para aumentar as vendas é o lançamento das colombas pascais em embalagens especiais. "A ideia é competir com os chocolates que têm cara de presente. Por isso elaboramos latas que incluem o produto na linha premium", diz Renata Vieira. Fatores como o maior poder de compra da classe C, a diminuição do desemprego e o cenário econômico brasileiro estável também podem influenciar positivamente nas vendas.
Além das marcas Bauducco e Visconti, a Pandurata representa a marca norte-americana Hershey’s no Brasil. A expectativa é de que as vendas dos chocolates cresçam 20% nesta páscoa com relação ao mesmo período de 2011. De acordo com Renata Vieira, esses produtos são a prioridade da empresa nessa época e, para incrementar as vendas, também serão feitos lançamentos em breve.
"Vamos lanças a campanha "O Maior Hershey’s Kisses do Mundo". O Hershey’s Kisses é o principal produto da Hershey’s para a Páscoa. Então vamos colocar no mercado Hershey’s Kisses de 820 gramas com preço sugerido de R$ 36,99 para competir com ovos de páscoa que têm acima de 800 gramas e costumam custar mais de R$ 60", afirma. Também entrará no mercado nessa Páscoa uma lata recheada por mini Hershey’s Kisses.
A Hershey’s também irá desenvolver uma promoção especial nos pontos de vendas. Na compra de quatro produtos da marca o cliente ganhará uma caneca exclusiva.
A Pandurata aposta no crescimento de itens sazonais, complementares aos itens de linha, que já representam 30% de seu faturamento no primeiro trimestre. Para atender à demanda de mercado, foram contratados 1,3 mil temporários em todo o país, sendo 32% deste total em Minas Gerais. Serão produzidas pela companhia mais de 3 mil toneladas de chocolate e 6,5 milhões de colombas pascais para a Páscoa de 2012.
Veículo: Diário do Comércio - MG