A produção de eletrodomésticos da linha branca e marrom ajudou a evitar uma queda maior na indústria nacional, tanto na passagem de dezembro para janeiro como em igual período do ano passado. - Na comparação com janeiro de 2011, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a fabricação de eletrodomésticos da linha branca subiu 7,6%, enquanto o aumento na produção dos produtos da linha marrom foi de 34,6%.
"O comportamento da linha branca sugere efeito positivo da redução do IPI . O resultado traz uma pressão positiva para a produção nacional como um todo, contrastando com a queda de bens de capital", disse o gerente da Coordenação de Indústria do IBGE, André Macedo. "A fabricação de televisores e aparelhos celulares foi destaque no ramo de materiais eletrônicos e equipamentos de comunicação", acrescentou o especialista.
Entre as atividades que ampliaram a produção em janeiro ante dezembro, os maiores impactos foram de edição e impressão (9,9%), graças à impressão de livros didáticos para o início do ano letivo; máquinas e equipamentos (4,5%); refino de petróleo e produção de álcool (4,8%); material eletrônico; aparelhos e equipamentos de comunicações (14,3%), e têxtil (6,6%).
Veículo: DCI