Maior rede varejista do mundo, o Wal- Mart tem planos ambiciosos para o Brasil. O grupo é o terceiro colocado no ranking brasileiro do setor, atrás do Carrefour e do Pão de Açúcar. A relativa timidez apresentada pela operação brasileira nos últimos anos está com os dias contados. Na semana passada, o presidente da empresa no Brasil, Héctor Núñez, anunciou investimentos de R$ 1,8 bilhão na abertura de 90 lojas até o final de 2009. Segundo a companhia, dez mil pessoas serão contratadas.
Trata-se do maior plano de expansão feito por uma companhia do setor de supermercados em um só ano. "O Brasil é um país com quase 200 milhões de habitantes e um potencial de consumo crescente da classe média", diz Núñez. "Por isso, é altamente estratégico para nós." Com números colossais, o Wal-Mart é exemplo de companhia que tem porte de nação. Seu faturamento é superior ao produto interno bruto de mais de uma centena de nações. Cerca de 100 milhões de pessoas - quase um Japão inteiro - passam todos os dias por seus cinco mil pontos- de-venda, contabilizadas as lojas americanas e aquelas instaladas no exterior.
Veículo: Revista Isto É Dinheiro