Fora a comercialização de alimentos e suplementos alimentares, crescem as empresas de cosméticos que apostam em produtos cuja fabricação é 100% composta por ervas, folhas, e grãos encontrados na vasta flora brasileira.
Dentre os grandes players que apostam pesado nesse nicho está a Natura. Em seu catálogo é possível encontrar linha completa de produtos que levam apenas itens encontrados nas matas brasileiras como o açaí, e o cupuaçu, entre muitos outros. Além dos produtos naturais, a empresa se preocupou em trazer um número maior de produtos com refil - que agrega o conceito de sustentabilidade e responsabilidade para com o meio ambiente -, além de embalagens de fácil reciclagem e de promover sustento a população que vive em regiões ricas dessas matérias-primas.
Há pelo menos cinco anos no mercado brasileiro, a marca de cosméticos 100% orgânicos Surya também percebeu o filão, e agora faz-se presente em gôndolas de algumas redes supermercadistas. Outras marcas, como a francesa L'Óccitane, a Éh Cosméticos, e a Taeq, entre tantas outras, mesmo mais caras, agradam ao consumidor brasileiro.
Há, ainda, a Herbalife, empresa de nutrição e venda direta que registrou aumento de 25,2% das vendas líquidas em no Brasil no primeiro trimestre deste ano, em comparação a igual época de 2011. A companhia manteve a tendência de crescimento de dois dígitos, acima da média do setor de venda direta. Globalmente, a empresa registrou 26% de aumento das vendas líquidas no ano passado, ao atingir a quantia de US$ 3,5 bilhões.
Veículo: DCI