Intenção de consumo das famílias sobe em abril

Leia em 1min 20s

As famílias brasileiras têm-se mostrado mais otimistas em relação a fazer compras, aponta o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que cresceu 2% e atingiu 145,3 pontos em abril, conforme a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). O índice ICF varia em uma escala de 0 a 200 pontos e demonstra otimismo quando atinge graduação acima de 100 pontos. O resultado do mês passado é significativo porque veio depois de um recuo de 5,2% em março, período em que o consumidor mostrou-se mais preocupado para com as suas despesas. Na comparação com abril de 2011, a intenção de consumo das famílias cresceu 7,2%.

Segundo os técnicos da Fecomercio-SP, o destaque da intenção no mês de abril ficou com os itens relacionados ao consumo. A Perspectiva de Consumo avançou 10,6% em relação a março, e o Nível de Consumo Atual cresceu 9,8% na mesma comparação. No confronto com idêntico mês de 2011, os indicadores apresentaram expansão de 13,4% e 9,8%, respectivamente.

De acordo com a Fecomercio-SP, a satisfação das famílias paulistanas com o item Acesso a Crédito cresceu 2,6% em abril, atingindo o maior valor (161,6 pontos) entre os avaliados pelo ICF. Para os analistas da entidade, "o ânimo dos consumidores brasileiros se deve à soma de uma série de fatores, como o esforço do governo na redução de juros dos bancos, e também a tendência do Banco Central de baixar a taxa básica de juros [Selic] - que atualmente está em 9,5%-, medidas que barateiam o custo do dinheiro e beneficiam o consumo".

Veículo: DCI


Veja também

Cielo vai oferecer crediário para lojistas

A Cielo, empresa  que faz cadastramento de lojistas para bandeiras de cartões, anunciou ontem que seus termi...

Veja mais
Transporte de medicamentos ocupa 4º lugar entre as cargas

De tudo o que é transportado hoje dentro do Brasil, cerca de 20% correspondem a medicamentos. Em 2015, esta porce...

Veja mais
Cosméticos com ervas e grãos ganham ainda mais espaço

Fora a comercialização de alimentos e suplementos alimentares, crescem as empresas de cosméticos qu...

Veja mais
Oferta de milho prevalece mesmo com quebra no sul

Os preços do milho estão em queda no Brasil  há semanas, mesmo com a redução exp...

Veja mais
Ambev seleciona candidatos a programa de estágio com duração de até dois anos

A Ambev abriu inscrições para seu programa de estágio, por meio do site www.estagioambev.com.br. As...

Veja mais
Borges estreia no comércio eletrônico kits alternativos ao varejo tradicional

A  Borges, fabricante de azeite, acaba de criar uma loja virtual. No endereço www.lojadeazeites.com.br est&a...

Veja mais
Novartis compra a fabricante de genéricos Fougera Pharmaceuticals por US$ 1,5 bilhão

A fabricante suíça de medicamentos Novartis fechou acordo para comprar a Fougera Pharmaceuticals, fabrican...

Veja mais
Lucro da Femsa sobe 6,3%

Companhia cresce puxada por vendas de refrigerantes e lojas de conveniência OxxoA Femsa, maior engarrafadora de Co...

Veja mais
Papel mais caro

No segundo semestre do ano passado, o governo federal editou medidas não tarifárias para dificultar a impo...

Veja mais