As famílias brasileiras têm-se mostrado mais otimistas em relação a fazer compras, aponta o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que cresceu 2% e atingiu 145,3 pontos em abril, conforme a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). O índice ICF varia em uma escala de 0 a 200 pontos e demonstra otimismo quando atinge graduação acima de 100 pontos. O resultado do mês passado é significativo porque veio depois de um recuo de 5,2% em março, período em que o consumidor mostrou-se mais preocupado para com as suas despesas. Na comparação com abril de 2011, a intenção de consumo das famílias cresceu 7,2%.
Segundo os técnicos da Fecomercio-SP, o destaque da intenção no mês de abril ficou com os itens relacionados ao consumo. A Perspectiva de Consumo avançou 10,6% em relação a março, e o Nível de Consumo Atual cresceu 9,8% na mesma comparação. No confronto com idêntico mês de 2011, os indicadores apresentaram expansão de 13,4% e 9,8%, respectivamente.
De acordo com a Fecomercio-SP, a satisfação das famílias paulistanas com o item Acesso a Crédito cresceu 2,6% em abril, atingindo o maior valor (161,6 pontos) entre os avaliados pelo ICF. Para os analistas da entidade, "o ânimo dos consumidores brasileiros se deve à soma de uma série de fatores, como o esforço do governo na redução de juros dos bancos, e também a tendência do Banco Central de baixar a taxa básica de juros [Selic] - que atualmente está em 9,5%-, medidas que barateiam o custo do dinheiro e beneficiam o consumo".
Veículo: DCI