Para contornar a queda de produtividade dos funcionários com problemas nas finanças pessoais, a Nasajon Sistemas desenvolveu, em 2006, um software de controle financeiro especialmente voltado para seu público interno. O programa fez tanto sucesso que hoje já está na lista de produtos da empresa, segundo Eduardo Nasajon, diretor-técnico e comercial da companhia.
Produto desenvolvido para controle financeiro de público interno acabou no catálogo da empresa.
"O Libro (nome do software) contribui para que a pessoa não gaste mais do que recebe", diz o diretor. Para ele, trabalhar pensando em problemas financeiros diminui a concentração. "A produtividade de quem aderiu ao programa melhorou consideravelmente", observa.
Atuar diretamente com problemas pessoais dos colaboradores é algo crescente, mas que ainda está longe de ser prática comum nas empresas brasileiras. Pesquisa recente da consultoria Watson Wyatt, feita com 168 companhias nacionais e multinacionais, revelou que apenas 27% oferecem o Programa de Assistência a Empregados (EAP - Employee Assistance Program). Dentre as que oferecem o serviço, 59% são multinacionais (26% com o capital de origem norte-americana) e 22% têm entre mil e 2 mil empregados.
Nos atendimentos, 91% incluem dependência química, distúrbios psicológicos e problemas no trabalho; 84% possuem problemas familiares e estresse cotidiano e 82% têm ainda relação com assessoria financeira.
Veículo: Diário do Comércio