A maior feira de fornecedores de supermercados do Cone Sul, que ocorre na Fiergs, já tem número recorde, chegando a 27 mil pessoas. Serão 320 empresas expositoras, sendo 68% gaúchas. De acordo com o presidente da entidade, Antonio Cesa Longo, a Agas incluiu na edição deste ano temas que contemplam toda a hierarquia de funções de um supermercado, desde o proprietário até o operador de caixa.
A meta é possibilitar que os supermercadistas qualifiquem seus serviços, tenham conhecimento das novidades e tendências do setor. "O setor é extremamente ágil, por isso, os lançamentos de produtos que serão feitos durante o evento, estarão nas gôndolas dos supermercados, um ou dois dias depois, para atender ao consumidor mais exigente do Brasil, o gaúcho", destaca.
O jornalista e cineasta Arnaldo Jabor abrirá o ciclo de palestras magnas, com o tema Brasil 2008, presente e futuro. Um dos temas debatidos nessa edição será o uso racional de sacolas de plástico. De acordo com dados do Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida), 60% dos consumidores não utilizam todo o espaço das sacolas e 12% tendem a usar duas ou mais embalagens plásticas juntas.
O diretor da Brasoja, Antonio Sartori, falará sobre a inflação dos alimentos, no seminário Agrocenários. A alimentação continua pressionando os índices inflacionários no Brasil, mas, em julho, alguns produtos já deram sinais de recuo.
Uma das atrações será a apresentação da Escola Móvel na Expoagas 2008. A iniciativa da Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas) qualificará colaboradores de supermercado. A estrutura foi montada sobre um caminhão carreta, onde estão dispostos os equipamentos que serão utilizados nas aulas. A carreta também possui recursos para a expansão de área física, possibilitando o treinamento para até 50 alunos ao mesmo tempo. Os investimentos foram de R$ 500 mil.