O feriado prolongado que antecedeu o Dia dos Namorados, a ser comemorado amanhã, não parece ter atrapalhado o movimento de compras alusivas à data, na capital paulista. O relato divulgado por alguns shopping centers reforça a percepção de que muitos paulistanos optaram por ficar na cidade, onde a chuva e o frio – além do público que chegou para a Parada do Orgulho LGBT – contribuiram ainda mais para o aumento do fluxo de pessoas nos centros de compra.
Historicamente, o maior volume de vendas associadas ao Dia dos Namorados acontece no final de semana e no dia que antecede a data, comentou o gerente da Handbook Fashion do Shopping Center Norte, Fernando Alves de Oliveira. Na tarde da última sexta-feira, ele avaliava como muito boas as vendas da véspera, 40% maiores que as registradas em dias normais. Para o sábado, Oliveira projetava crescimento entre 40% e 50%. Ele comentou que o frio, nesta época do ano, sempre impulsiona a compra de roupas da coleção outono-inverno.
O psicólogo da área de Recursos Humanos, Renan Regueiro da Silva não buscava por roupa, mas a queda de temperatura, segundo explicou, influenciou na definição de um dos presentes que dará à sua namorada nesta terça-feira. "Eu sempre compro dois. Um deles é mais simbólico. O outro, desta vez será um calçado". Morador da zona Norte, Silva aproveitava a folga da sexta-feira e a proximidade do Shopping Center Norte para definir suas compras. O final de semana, justificou bem humorado, estava reservado para namorar.
No mesmo centro de compras, as médicas Rachel Ramalho Afonso e Marcela Max aproveitavam o espaço entre plantões para providenciar os presentes dos namorados. Rachel ainda estava em dúvida sobre o que comprar, mas a amiga Marcela já se definira por uma carteira, a ser entregue ainda no final de semana, quando o namorado, morador do Rio de Janeiro, viria a São Paulo para vê-la.
Oportunidades – Além dos paulistanos, turistas como os professores de educação física Gisleine Silva de Aguiar e Paulo César Siqueira, moradores de Porto Velho, em Rondônia, animavam a movimentação do Center Norte. Gisleine descobriu, durante conversa com a reportagem, que o namorado também estava em busca do seu presente para o dia 12. "Estou pesquisando, quero ver o que ela gosta para resolver comprar o presente por aqui", contou Siqueira."Em Porto Velho só tem um shopping", justificou.
O casal chegou a São Paulo na tarde do feriado de quinta-feira e só voltaria a Rondônia no domingo. Além do notebook para uso pessoal, comprado por Siqueira – e do presente para o Dia dos Namorados que ele planejava adquirir – eles estavam dispostos a esticar a presença no shopping para se abastecer com outros produtos, como roupas e calçados.
Balanços – No Shopping Center Norte, segundo o diretor superintendente Ricardo Afonso, houve crescimento de 10% na frequência de público, entre a quinta-feira e o sábado, comparados com iguais dias de um final de semana normal. A expectativa do executivo é que o faturamento deste Dia dos Namorados seja 8% maior do que o de 2011.
O Complexo Tatuapé projeta crescimento de 12%. No feriado, o fluxo de pessoas cresceu 25%, ante iguais dias da semana anterior e predominaram as vendas de sapatos e joias (ênfase em alianças). No West Plaza, a frequência cresceu 40%; no Taboão, de 10% a 88%, conforme o dia; e no Interlagos, o crescimento foi da ordem de 20%. O União de Osasco também comemorou o sucesso de público.
Veículo: Diário do Comércio - SP