Paixão e frio animam vendas do comércio

Leia em 3min

O feriado prolongado que antecedeu o Dia dos Namorados, a ser comemorado amanhã, não parece ter atrapalhado o movimento de compras alusivas à data, na capital paulista. O relato divulgado por alguns shopping centers reforça a percepção de que muitos paulistanos optaram por ficar na cidade, onde a chuva e o frio – além do público que chegou para a Parada do Orgulho LGBT – contribuiram ainda mais para o aumento do fluxo de pessoas nos centros de compra.

Historicamente, o maior volume de vendas associadas ao Dia dos Namorados acontece no final de semana e no dia que antecede a data, comentou o gerente da Handbook Fashion do Shopping Center Norte, Fernando Alves de Oliveira. Na tarde da última sexta-feira, ele avaliava como muito boas as vendas da véspera, 40% maiores que as registradas em dias normais. Para o sábado, Oliveira projetava crescimento entre 40% e 50%. Ele comentou que o frio, nesta época do ano, sempre impulsiona a compra de roupas da coleção outono-inverno.

O psicólogo da área de Recursos Humanos, Renan Regueiro da Silva não buscava por roupa, mas a queda de temperatura, segundo explicou, influenciou na definição de um dos presentes que dará à sua namorada nesta terça-feira. "Eu sempre compro dois. Um deles é mais simbólico. O outro, desta vez será um calçado". Morador da zona Norte, Silva aproveitava a folga da sexta-feira e a proximidade do Shopping Center Norte para definir suas compras. O final de semana, justificou bem humorado, estava reservado para namorar.

No mesmo centro de compras, as médicas Rachel Ramalho Afonso e Marcela Max aproveitavam o espaço entre plantões para providenciar os presentes dos namorados. Rachel ainda estava em dúvida sobre o que comprar, mas a amiga Marcela já se definira por uma carteira, a ser entregue ainda no final de semana, quando o namorado, morador do Rio de Janeiro, viria a São Paulo para vê-la.

Oportunidades – Além dos paulistanos, turistas como os professores de educação física Gisleine Silva de Aguiar e Paulo César Siqueira, moradores de Porto Velho, em Rondônia, animavam a movimentação do Center Norte. Gisleine descobriu, durante conversa com a reportagem, que o namorado também estava em busca do seu presente para o dia 12. "Estou pesquisando, quero ver o que ela gosta para resolver comprar o presente por aqui", contou Siqueira."Em Porto Velho só tem um shopping", justificou.

O casal chegou a São Paulo na tarde do feriado de quinta-feira e só voltaria a Rondônia no domingo. Além do notebook para uso pessoal, comprado por Siqueira – e do presente para o Dia dos Namorados que ele planejava adquirir – eles estavam dispostos a esticar a presença no shopping para se abastecer com outros produtos, como roupas e calçados.

Balanços – No Shopping Center Norte, segundo o diretor superintendente Ricardo Afonso, houve crescimento de 10% na frequência de público, entre a quinta-feira e o sábado, comparados com iguais dias de um final de semana normal.  A expectativa do executivo é que o faturamento deste Dia dos Namorados seja 8% maior do que o de 2011.

O Complexo Tatuapé projeta crescimento de 12%. No feriado, o fluxo de pessoas cresceu 25%, ante iguais dias da semana anterior e predominaram as vendas de sapatos e joias (ênfase em alianças). No West Plaza, a frequência cresceu 40%; no Taboão, de 10% a 88%, conforme o dia; e no Interlagos, o crescimento foi da ordem de 20%. O União de Osasco também comemorou o sucesso de público.


Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Vendas de genéricos beneficiam drogarias

As vendas de genéricos e não-medicamentos (como produtos de higiene e beleza) vêm crescendo nas farm...

Veja mais
Só 25% do transporte de carga do Brasil é feito via ferrovias

Um dos nós a serem desatados na busca de um desenvolvimento sustentável no Brasil é o setor de tran...

Veja mais
Cromo Steel lança Cabo Anatômico

Produto possui ação antibacteriana e propriedades Anti UV, que o protegem contra o desbotamento   ...

Veja mais
Embarques de café registram queda

De janeiro a maio, exportações brasileiras do grão ficaram em 10,696 mi/sacas.As exportaç&ot...

Veja mais
Importação de frutas argentinas tem novas regras

Compras de maçã, pera e marmelo do país vizinho estão agora sujeitas a autorizaç&atil...

Veja mais
Superávit mundial de açúcar sobe 63%

Área plantada está em expansão.A consultoria suíça Kingsman SA elevou em 63% a estima...

Veja mais
Lições do esporte no dia a dia corporativo

Diniz, louco por esportes, implantou a cultura do bem-estar no Pão de AçúcarCumprir longas jornadas...

Veja mais
Cresce potencial de consumo dos idosos

Brasileiros com mais de 60 anos devem movimentar neste ano R$ 400 bilhões, o equivalente ao PIB da IrlandaVarejo ...

Veja mais
Argentina quer estender tarifa comum do Mercosul

Tarifa externa seria cobrada de mais itensA Argentina pediu ao Brasil que seja aumentada a lista de produtos estrangeiro...

Veja mais