Superávit mundial de açúcar sobe 63%

Leia em 3min

Área plantada está em expansão.

A consultoria suíça Kingsman SA elevou em 63% a estimativa de superávit global de açúcar no ano-safra 2012/13, para 9,3 milhões de toneladas, principalmente devido à expansão da área plantada. Se concretizada a previsão, o excedente mundial de açúcar acumulado entre 2010 e 2013 praticamente compensará o déficit observado entre 2008 e 2010, disse o executivo-chefe da empresa, Jonathan Kingsman.

A consultoria também ajustou a projeção do superávit de oferta para 2011/12 - que terminará em 30 de setembro - para 10,2 milhões de toneladas, ante 9,7 milhões de toneladas previstas anteriormente. "O fato de o mundo estar em um superávit de açúcar não surpreende a ninguém", afirmou o executivo-chefe antes da Conferência de Açúcar da Ásia-Pacífico, na próxima semana. "Contudo, o que deve surpreender é que os excedentes estão ficando maiores, e não menores, o inverso do que deveria estar acontecendo e sugere que o mercado ainda não está enviando sinais corretos para os produtores."

O volume excedente terá que ser transferido para a próxima temporada, a menos que a demanda de países como a China cresça, levando os exportadores a estocar açúcar, ou os preços globais caiam abaixo dos valores praticados no mercado doméstico para desencorajá-los a vender açúcar. Mas a chave ainda seria "persuadir os brasileiros a fabricar etanol em vez de açúcar", acrescentou Kingsman.

Isso poderia ocorrer se o governo do país aumentasse os preços da gasolina ou ampliasse a diferença entre os impostos para a gasolina e misturas de gasolina e etanol, a fim de estimular a demanda pelo biocombustível, disse ele, observando que isso poderia retirar 5 milhões de toneladas de açúcar do mercado em 2012/13.

Alternativamente, o executivo-chefe da consultoria afirmou que a demanda subirá se as cotações internacionais do açúcar recuarem abaixo da "paridade do etanol", nível em que é mais lucrativo fabricar o biocombustível do que refinar o açúcar - atualmente entre 18 e 19 cents por libra-peso na comparação com os cerca de 20 cents por libra-peso do açúcar na Bolsa de nova York (ICE Futures US). Se nada disso acontecer, completou ele, o clima adverso pode cortar significativamente o superávit de açúcar.


Brasil - Kingsman estima que o Centro-Sul do Brasil produza 32,8 milhões de toneladas de açúcar na temporada iniciada em 1º de abril, acima das cerca de 31,3 milhões de toneladas registradas em 2011/12. Contudo, ele advertiu que o tempo chuvoso na região já está afetando a colheita e pode reduzir a produção final. "Mas isso não é suficiente para resolver o problema de superávit, precisamos que o clima não se comporte bem em mais do que apenas no Centro-Sul do país", e há sinais de tal cenário se desenvolvendo na Índia e na Rússia, revelou.

Os canaviais indianos provavelmente receberão chuvas durante o início do período de monções neste ano para estabelecer uma forte safra, mas previsões climáticas apontam que o El Ni¤o pode ocorrer em meados de julho, reduzindo as precipitações no fim da temporada, o que pode prejudicar o desenvolvimento da cana. Na Rússia, o severo clima quente e seco pode baixar a produtividade e repercutir na produção, segundo Kingsman.

De acordo com ele, a Índia produzirá 25,5 milhões de toneladas de açúcar bruto em 2012/13, abaixo das cerca de 25,9 milhões a 26 milhões de toneladas em 2011/12. No próximo ciclo, a produção russa deve alcançar 4,7 milhões de toneladas, 6,7% menos na comparação anual, mostraram dados da consultoria.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Cromo Steel lança Cabo Anatômico

Produto possui ação antibacteriana e propriedades Anti UV, que o protegem contra o desbotamento   ...

Veja mais
Embarques de café registram queda

De janeiro a maio, exportações brasileiras do grão ficaram em 10,696 mi/sacas.As exportaç&ot...

Veja mais
Importação de frutas argentinas tem novas regras

Compras de maçã, pera e marmelo do país vizinho estão agora sujeitas a autorizaç&atil...

Veja mais
Lições do esporte no dia a dia corporativo

Diniz, louco por esportes, implantou a cultura do bem-estar no Pão de AçúcarCumprir longas jornadas...

Veja mais
Cresce potencial de consumo dos idosos

Brasileiros com mais de 60 anos devem movimentar neste ano R$ 400 bilhões, o equivalente ao PIB da IrlandaVarejo ...

Veja mais
Argentina quer estender tarifa comum do Mercosul

Tarifa externa seria cobrada de mais itensA Argentina pediu ao Brasil que seja aumentada a lista de produtos estrangeiro...

Veja mais
Setor de serviços reduz planos de contratação

Sondagens feitas pela FGV sobre os planos das companhias de aumentar seu número de funcionários mostram qu...

Veja mais
Produtos de época estimulam compras em supermercados

De acordo com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), a expectativa é de crescimento de 10% ...

Veja mais
Chegou a hora do 'milagre' de São João

As festas de São João, que se estendem ao longo de todo o mês de junho, chegam a ser os eventos de m...

Veja mais