Aceleração na venda de alimentos puxa negócios da TetraPak

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Companhia sueca de embalagens cartonadas prevê faturar até 5%a mais em relação a 2011 no Brasil, quando vendeu R$ 4 bilhões

Após um primeiro semestre fraco, quando a indústria de alimentos se manteve em compasso de espera, a fabricante sueca de máquinas e embalagens cartonadas Tetra Pak começa a observar uma retomada nas vendas. A companhia espera fechar o ano com alta entre 3% e 5% sobre o faturamento do ano passado, que foi de R$ 4 bilhões.

Até o momento, a companhia comercializou 60 máquinas de produção de embalagens e prevê encerrar 2012 com 80 unidades vendidas, 13% a mais do que em 2011. Uma das principais apostas da empresa são as embalagens chamadas Tetra Recart, de envasamento de produtos sólidos como feijões e vegetais, lançadas em 2007.

Devem ser vendidas 130 milhões de unidades destas embalagens até o final do ano, um aumento de 15% em relação a 2012. "Com este produto temos 10% de participação de mercado no segmento de vegetais", diz Fernando Varella, diretor de vendas da Tetra Pak. O executivo também enxerga grandes possibilidades de expansão para estes produtos no segmento de alimentos para cães e gatos, sopas e molhos de tomate.

Com as embalagens Tetra Recart, a meta da companhia para 2020 é chegar a 800 milhões de unidades comercializadas no ano. Na ocasião, a venda total de embalagens da companhia, incluindo as específicas para líquidos, deve chegar a 20 bilhões de unidades, aumento de quase 70% em relação a 2011.

Lançamentos
Durante a Fispal Tecnologia (Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas da América Latina), que ocorre até 15 de junho na capital paulista, a companhia apresentou alguns de seus lançamentos. Na área de iogurtes, a aposta é uma pequena embalagem, chamada "one shot", em que a bebida pode ser ingerida em poucos goles. "Já vendemos uma máquina deste produto", afirma Eduardo Eisler, vice-presidente de estratégia e negócios da Tetra Pak.

Outro lançamento é uma garrafa que pode ter seu corpo cartonado separado da boca de plástico. Basta apenas um toque do consumidor. "O produto facilita o trabalho de quem se preocupa com reciclagem", diz Eisler. Tanto a garrafa como a embalagem para iogurtes devem chegar ao mercado brasileiro até o fim de 2012.

No início do ano, a companhia anunciou investimento de R$ 150 milhões para a ampliação de sua fábrica de Ponta Grossa, no Paraná. Aideia é transformar a unidade na maior fabricante de embalagens Tetra Recart depois da Suécia. Por enquanto estes produtos são importados e devem começar a ser produzidos por aqui a partir de 2014. A Tetra Pak chegou ao Brasil em 1957. Está presente em 85 países com mais de 22 mil funcionários.

Indústria da alimentação movimenta R$ 383,3 bilhões

Setor cresceu 5% em relação ao ano passado, de acordo com entidade do setor

Mais de 2 mil empresas participam da Fispal Tecnologia (Feira de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas da América Latina), que acontece até 15 de junho, no pavilhão de exposição Anhembi, na capital paulista. A expectativa dos organizadores é receber cerca de 64 mil visitantes nos quatro dias de evento.

Entre as marcas brasileiras, estão presentes gigantes como Tetra Pak e 3M do Brasil. Também participam 146 expositores estrangeiros de 16 países, que ocupam uma área de 2 mil metros quadrados, 35% maior do que a edição do ano passado.

No ano passado, a indústria da alimentação registrou faturamento de R$ 383,3 bilhões, um aumento de 5% em relação ao registrado em 2010, de acordo com a Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação). E o objetivo da Fispal é justamente gerar negócios nos diversos segmentos deste mercado.

 

Veículo: Brasil Econômico


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