Na "entressafra", comércio aposta nas promoções

Leia em 2min 50s

Calendário para atividade volta a aquecer em agosto.


Após um primeiro semestre com datas comemorativas de bastante relevância, como o Dia das Mães e dos Namorados, o comércio vive um período de entressafra, pelo menos até o Dia dos Pais, em agosto. A fim de evitar prejuízos, especialistas das principais entidades ligadas ao varejo recomendam a realização de promoções para atrair a clientela. Alguns estabelecimentos, além de baratearem os preços nos próximos dois meses, recorrem à criatividade para chamar a atenção.

A economista da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Ana Paula Bastos, acredita ser primordial estabelecer contato direto com o cliente. "Neste período, quando há troca de estação, é interessante enviar e-mails para os compradores divulgando as ofertas. Quando possível, vale ressaltar as peças e objetos que se adequam melhor ao perfil daquele cliente, o que faz com que ele se sinta mais especial", aconselha. Em 2011, devido principalmente aos descontos, o termômetro de vendas da CDL-BH registrou aumento de 1,2% nas vendas no sétimo mês do ano, frente ao imediatamente anterior.

O economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas) Gabriel de Andrade Ivo recomenda ao lojista fazer um balanço neste momento, com o objetivo de repetir no segundo semestre o que deu certo no primeiro e tentar corrigir o que não foi tão bom quanto o esperado. Isso sem se esquecer de investir em aspectos primordiais, como uma vitrine atrativa e o bom atendimento.

Conjuntura - "Os empresários devem tentar tirar o máximo de proveito da atual conjuntura econômica, na qual o Banco Central reduziu os juros e o governo anuncia medidas para estimular o consumo", reforça Ivo. Ele também defende a importância de começar a se pensar, desde agora, no Natal, período mais lucrativo do ano para o varejo. "Penso que será possível colher muitos frutos no próximo Natal", prevê o economista.

Para enfrentar o período de vendas menos aquecidas, alguns estabelecimentos direcionam os investimentos para datas ainda pouco tradicionais e de menor apelo. O Boticário, por exemplo, inicia ainda neste mês campanha com foco no Dia do Homem, comemorado em 15 de julho. Além da veiculação de anúncios na mídia impressa e eletrônica, as ações incluem o lançamento de uma nova colônia. Nas franquias instaladas na capital mineira, o Dia do Homem ainda corresponde, em geral, por um aumento de 5% nas vendas na média do mês. A meta é alcançar os 10%.

Já a loja de presentes Objetos com Alma, no bairro de Lourdes (região Centro-Sul), mantém o foco nas promoções para não perder vendas. Segundo a proprietária, Maria Tereza Bittar, as baixas variam de 35% a 40% em períodos de férias escolares, como janeiro e julho. "Além dos moradores que aproveitam a folga longe da cidade, perdemos também com o turismo de negócios, forte da Capital, mas menos intenso nesta época", avalia.

A promoção do estabelecimento tem como mote a "Chamada de última hora". Nela os produtos que estão mais baratos terão uma etiqueta, indicando a porcentagem de desconto. Para divulgar a estratégia, a loja investe cada vez mais em marketing. Segundo Maria Tereza Bittar, além de aquecer os negócios, as promoções ajudam a liberar do estoque aqueles produtos de menor giro ou específicos de um determinado período do ano.


Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Preço do feijão segue em alta

A redução da oferta do produto está contribuindo para a manutenção das cotaç&o...

Veja mais
Redução do IPI para a linha branca favoreceu as vendas do segmento

O faturamento do setor eletroeletrônico no primeiro trimestre deste ano avançou 7% na comparaç&atild...

Veja mais
Produtor de SP terá de assumir combate ao cancro nos laranjais

Sem parceria entre governo e fundo de defesa, a doença avançouHá dois anos sem defesa em larga esca...

Veja mais
Padaria cresce, conta com 320 funcionários e já fatura até R$ 1,7 milhão por mês

As padarias experimentam atualmente um momento de forte transformação e, por isso mesmo, quem deseja obter...

Veja mais
Média diária de vendas sobe 4,5% em junho

A alta das vendas à vista pela média diária foi puxada por Dia dos Namorados e baixas temperaturas....

Veja mais
Recuperação do Carrefour só em 2015

Novo CEO da varejista diz que uma das prioridades é a redução da dívidaO presidente-executiv...

Veja mais
Marfrig começa a vender produtos da marca Rezende,no varejo,a partir de julho

A partir de 2 de julho, o Grupo Marfrig iniciará a comercialização, no varejo, dos produtos da marc...

Veja mais
Havaianas comemora 50 anos com edição especial e renda para o Unicef

Para a comemoração dos seus 50 anos, Havaianas lança um modelo especial que foi inspirado na virada...

Veja mais
Com variação do dólar, pão francês sobe até 8% na região

O preço do pão francês na região está custando até 8% mais neste mês. Pad...

Veja mais