Apesar de o inverno ter começado oficialmente apenas na última quinta-feira, as vitrines das lojas dos principais shopping centers de Belo Horizonte e região já anunciam descontos nos produtos da estação mais fria do ano. A antecipação das liquidações, conforme lojistas e responsáveis pelos empreendimentos, deve ser em parte atribuído ao interesse de colocar nas vitrines as tendências de moda primavera/verão. Trata-se também de uma estratégia para manter os negócios em alta, em um período sem celebrações.
O Minas Shopping investiu R$ 200 mil em ações de divulgação com foco na estação. Com isso, o crescimento no fluxo de clientes no primeiro fim de semana do inverno foi de 7%, em comparação com idêntico período do ano anterior. "A publicidade ajuda o público a criar maior identificação com o empreendimento", afirma o gerente de Marketing, Renan Fernando Ferreira de Souza.
No Pátio Savassi as liquidações também já tiveram início. Das 131 operações em funcionamento, 28 começaram a baratear os produtos de inverno na semana passada. Com isso, o fluxo aumentou 6% no último fim de semana, com relação ao imediatamente anterior. A Animale é uma que já concede descontos, que chegam aos 60%, aos seus clientes. A promoção começou na última quarta-feira, antes mesmo do início do inverno. Segundo a gerente Cristina Magalhães Cunha, as liquidações da loja acontecem de acordo com o principal evento de moda do país: a São Paulo Fashion Week (SPFW). Entre os dias 11 e 16 de junho, a Animale apresentou na SPFW as tendências para a primavera e verão.
Nem todos concordam que antecipar as liquidações é a estratégia mais lucrativa. "Na minha visão, isso confunde um pouco o consumidor, inseguro com relação a investir nas peças de inverno, que logo podem estar ultrapassadas", avalia a gerente de Marketing do Shopping Cidade (região central), Carolina Vaz. Ela frisa que, no país, o frio é normalmente mais intenso apenas no sétimo mês do ano e apenas então o consumidor se sente mais motivado a ir às compras para abastecer o guarda-roupa.
No Itaú Power Shopping, em Contagem (RMBH), mais da metade das 170 lojas do mix já diminuíram o preço dos seus produtos. Contudo, a data da liquidação oficial do centro de compras, com adesão de todas as operações em atividade, acontece apenas no fim do inverno. As promoções pontuais contribuíram para um crescimento de 7% no fluxo no último fim de semana, frente a igual época do exercício passado. Mesmo não conseguindo estimar dados relativos à fluxo e vendas, no Shopping Del Rey a liquidação oficial do empreendimento está programada para agosto.
No Boulevard Shopping, o movimento no fim de semana de estreia do inverno, por ter sido o último do mês, foi "modesto", segundo o gerente de Marketing, Daniel Vieira. O incremento foi de 9% no fluxo, com relação a igual período de 2011.
As lojas do mais novo centro de compras da capital, o Estação BH, na região de Venda Nova, ao contrário dos demais, aposta no fator novidade, ao invés das liquidações, para atrair o público. Apesar de não conseguir estimar dados referentes a aumento de fluxo e vendas, o fim da greve dos metroviários na última quinta-feira, entusiasma os empresários, dispostos a se empenhar ao máximo para oferecer bom atendimento e vitrines atrativas e aproveitar o bom momento.
Veículo: Diário do Comércio - MG