A multinacional Whirlpool, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo, registrou vendas de US$ 1,2 bilhão na América Latina no segundo trimestre, valor 7,7% menor que o verificado no mesmo período de 2011.
O recuo chama a atenção uma vez que o Brasil, maior mercado da companhia na região, vem registrando aumento das vendas de linha branca por conta da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). De acordo a consultoria GfK, as vendas de linha branca no país cresceram 11,4% de janeiro a maio deste ano, em comparação a igual intervalo de 2011.
Segundo a Whirlpool, o fortalecimento do dólar e a redução do volume de créditos fiscais oriundos do Befiex (programa do governo brasileiro de incentivo às exportações, do qual a companhia faz parte) responderam pela queda nas vendas no trimestre. Se não fossem esses dois fatores, segundo a fabricante, as vendas na região teriam crescido mais de 8%, com ligeiro acréscimo de volume. Os créditos fiscais do Befiex somaram US$ 2 milhões no segundo trimestre, contra US$ 79 milhões entre abril e junho de 2011.
No mundo, as vendas líquidas da Whirlpool caíram 4,6%, para US$ 4,5 bilhões. Mas o prejuízo de US$ 161 milhões no segundo trimestre do ano passado foi revertido em um lucro de US$ 113 milhões neste ano.
As ações da companhia encerraram o pregão de ontem na bolsa de Nova York a US$ 62,25, com uma queda de 7,5%, após os resultados do trimestre terem decepcionado os analistas.
Veículo: Valor Econômico