P&G aumenta investimento em creme dental Oral-B

Leia em 3min

Desde que passou a estrelar as campanhas da linha de produtos para cabelo Pantene, em 2007, a modelo Gisele Bündchen ajudou a multiplicar as vendas da marca em mais de dez vezes. Agora, a gaúcha foi chamada para alavancar outros produtos da Procter & Gamble: uma nova linha de clareamento dental da Oral-B, a 3D White, cujo lançamento oficial ocorre hoje.

Os quatro itens da linha começaram a chegar ao varejo este mês e são a principal aposta da empresa para ganhar mercado e atingir a meta de 20% de participação em pasta de dente em dois anos, desbancando assim a segunda colocada, a Close-Up, da Unilever. Hoje, a Oral-B ocupa a terceira colocação nas vendas de cremes dentais, lideradas pela Colgate.

Em 2005, a Procter & Gamble comprou a Gillette, que era a dona da marca de higiene bucal Oral-B, lançada no país em 1978. Líder mundial em escovas de dente e dona de 30% deste mercado no Brasil, a Oral-B só estreou em cremes dentais em março de 2009, após três anos de pesquisas da P&G. Desde então, a empresa vem investindo no segmento com produtos para diversos públicos.

A tecnologia da nova linha foi importada da marca Crest, da P&G, líder em clareamento dental nos Estados Unidos. Sob a marca Oral-B, a 3D White foi lançada no ano passado na Bélgica, na Holanda e em Luxemburgo e, segundo a P&G, já conquistou dez pontos de participação de mercado. "Em inovação e capacidade de crescimento, esse é nosso maior lançamento", diz Danielle Panissa, diretora de marketing da Oral-B. "Estamos investindo 30% a mais na marca neste ano do que no ano passado".

Os projetos da companhia já trazem resultados. De acordo com a consultoria Euromonitor, a Oral-B ganhou dois pontos percentuais de participação entre 2010 e 2011, chegando a 7%. A líder Colgate, com 68%, perdeu um ponto percentual, assim como a Close Up, da Unilever, que ficou com 18%.

Distribuição é outro foco de investimento da Oral-B em pastas de dente. As vendas iniciaram nas farmácias, depois se estenderam ao grande varejo e, em abril deste ano, chegaram aos pequenos pontos de venda. Hoje, os cremes dentais da marca estão em mais de 400 mil lojas no país.

Gisele Bündchen vai estrelar comerciais na TV e na internet, além de anúncios em revistas e nas lojas. A campanha vai ao ar no fim de agosto. Com isso, a modelo se junta aos apresentadores Rodrigo Faro e Luciano Huck - cada um é "embaixador" de uma linha de pasta de dente da marca. Faro anuncia a linha Complete, voltada ao Nordeste, com preços mais acessíveis, a partir de R$ 2,30. Huck fica com a Oral-B Pro-Saúde, cujo creme dental custa R$ 4,10, o mesmo preço do produto da linha nova.

O kit de branqueamento 3D White inclui creme dental, duas escovas e as fitas Whitestrips. Cada embalagem, com fitas para clareamento em uma semana, vai custar R$ 69,90. "Não tem nada semelhante no mercado", diz Danielle. A executiva estima que o mercado de higiene bucal cresça "entre 5% e 10%" neste ano. "A nossa expectativa é crescer dois dígitos altos".

O creme dental tem uma penetração de mercado de 99% e responde por 60% do segmento de higiene bucal. De acordo com dados da Euromonitor, o brasileiro gasta mensalmente R$ 8,60 em itens de higiene bucal, valor semelhante ao do americano, que desembolsa U$ 4,59.

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Mão de obra já não é mais problema nos supermercados

Déficit do setor tem forte retração.A desaceleração da economia e a conseqüente ...

Veja mais
Inovação já compõe 27% das vendas da Whirlpool na AL

Dona das marcas Brastemp e Consul estuda abrir o quinto centro de tecnologia no Brasil para manter liderança na r...

Veja mais
Vendas da Whirlpool na AL recuam quase 8%

A multinacional Whirlpool, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo, registrou vendas de US$ 1,2 bilhã...

Veja mais
Dólar e clima beneficiam os embarques de frutas do país

Depois de sofrerem com o clima adverso e o real valorizado, os exportadores brasileiros de frutas frescas começar...

Veja mais
Os remédios vão voltar às prateleiras

Quase dois anos e meio depois de proibir a venda de medicamentos isentos de prescrição fora do balcã...

Veja mais
Arroz tem nova alta no Rio Grande do Sul

Diante da expectativa de novas altas de preço do arroz em agosto, muitos produtores gaúchos não est...

Veja mais
Limpeza rápida

A Bombril investirá R$ 20 milhões neste ano para aumentar a capacidade de sua fábrica em Recife.Com...

Veja mais
Frio extremo e chuva de junho põem em risco a safra de trigo

O clima frio e a incidência de chuvas ameaçam lavouras de trigo no Paraná, o principal estado produt...

Veja mais
Poá ganha Drogaria Extra

A nova empreitada da rede Extra é a expansão da bandeira Drogaria Extra, que chega à cidade de Po&a...

Veja mais