Ao que tudo indica, as vendas para o Dia dos Pais, uma das datas temáticas importantes ao varejo, será melhor que a do ano passado impulsionada pelo período de liquidação das coleções de inverno. Apesar de não ter o mesmo impacto no consumidor como o Dia das Mães, lojistas de shopping centers e players do setor estimam que haja incremento em seus ganhos entre 5% a 10% no período.
Dentre as empresas atuantes no setor, uma das mais otimistas é a Casa Santa Luiza. O empório, que comercializa itens alimentícios e outros produtos mais refinados, aposta em um Dia dos Pais 10% melhor que o do ano passado, afirma Carla Viera, gerente de Produção da empresa. "A nossa expectativa de crescimento em relação ao ano passado está em torno de 10%. Para a data separamos alguns produtos da linha gourmet, para presentear os pais", diz.
Ainda segundo Carla, a Casa Santa Luzia, além dos presentes, aposta em sua rotisseria para aumentar as vendas no período. "Para atrair o consumidor pensamos, em diversas ocasiões, em um cardápio diferenciado e em um atendimento exclusivo", afirma a executiva.
O empório estima que o tíquete médio em sua rotisseria girará entre R$ 40 e R$ 120. "O valor dependerá das refeições escolhidas pelo consumidor", enfatiza a gerente de Produção. Seu estoque se manterá estável para a data temática, uma vez que trabalha com 50% de produtos importados em sua loja.
Para a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP), na data, por coincidir com o período de liquidações de produtos de inverno, será possível perceber um incremento no setor que ficará em torno de 5% a 7% maior que o ano passado.
Em nota, Maurício Stainoff, presidente da entidade, as lojas dentro dos shoppings podem ser as que terão o crescimento mais expressivo na data. "Os lojistas de shopping estão mais otimistas do que os de rua. A data não é considerada um período de forte crescimento nas vendas, é o menos importante se comparando com as outras datas comemorativas", afirma.
A informação é reafirmada por Fernanda Della Rosa, assessora econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP). "Nossa expectativa é que o Dia dos Pais seja melhor que o do ano passado. O comerciante ao colocar a coleção de inverno em liquidação, consegue um ônus nas vendas", enfatiza. Para a entidade, as vendas serão de 4% a 5% maiores que as de 2011. "Estamos mais confiantes nos 5% baseados em uma menor endividamento do consumidor, que apresentou queda em junho, e no aumento da renda da população", completa a especialista.
Produtos
Também especialista em varejo, Sidnei Rosa, professor do Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), acredita que as vendas nesse período sejam em torno de 8% a 10% maiores que as de igual período do ano passado.
Para Rosa, os produtos mais procurados no período serão roupas e acessórios, com 55% de procura por parte do consumidor; celulares e demais artigos relacionados a tecnologia terão 25% da procura; perfumaria, 10%, e outros itens, também 10% da intenção de consumo. "Os consumidores de São Paulo, por exemplo, gastarão em média R$ 70", explica Rosa.
O especialista ressaltou a iniciativa de duas empresas de renome no comércio: o Walmart, que tem a projeção de ver crescerem 60% as vendas no período apenas em seu varejo eletrônico (e-commerce), e a Cooperativa de Consumo (Coop) que tem ação especial para a data.
Para Claudio Felisoni, presidente do Programa de Administração do Varejo (Provar), a proibição das operadoras de telefonia móvel de vender chips e serviços em algumas regiões afetará negativamente as vendas de celulares no Dia do Pais, sendo um item de boa procura no período.
Para a Associação Paulista de Supermercados (Apas), em seu segmento de atuação é esperado um crescimento das vendas de 5% em relação ao ano passado. A entidade estima que a venda de carne crescerá 20% na data.
No Extra, bandeira pertencente ao Grupo Pão de Açúcar (GPA), a expectativa é que o setor de lazer cresça 15% impulsionado por promoções. O setor têxtil da bandeira também ganha destaque e tem como perspectiva 13% de crescimento em suas vendas.
Shopping center
E para não perder a data comemorativa, em um momento em que os shopping centers estão no alvo da fiscalização da Prefeitura de São Paulo, o Pátio Paulista, localizado na região da Avenida Paulista, conseguiu liminar para manter suas portas abertas.
A interdição estava marcada para amanhã (31), 15 dias antes da data temática. Agora o empreendimento tem 90 dias para comprovar que está em ordem perante as exigências da prefeitura. O mesmo aconteceu com o Frei Caneca, que seria interditado na semana passada.
Veículo: DCI