Começa a safra de uva na região de Campinas

Leia em 2min 10s

Em Louveira, Jundiaí e Vinhedo viticultores têm aproveitado os bons preços do início da colheita

 

A semana foi marcada por forte calor e chuva localizada na maior parte do Estado. A temperatura máxima chegou a 34 graus em Barretos, Ilha Solteira, Presidente Prudente e Votuporanga e a mínima oscilou entre 17 e 19 graus. Apenas em Campinas e Guaratinguetá a chuva foi suficiente para atender à demanda hídrica das lavouras e elevar a umidade. Nas demais localidades houve deficiência e leve queda no armazenamento hídrico do solo.

 

Além da redução no volume de chuva, a elevada taxa de evapotranspiração - 4 milímetros por dia - contribuiu para a redução da umidade do solo. Com isso, o armazenamento hídrico médio do Estado está em torno de 60% da capacidade máxima de retenção, condição favorável à agropecuária.

 

Apenas em Barretos, Jaboticabal e Piracicaba a umidade do solo está em níveis desfavoráveis, com reservas abaixo de 20% e dificuldade para a semeadura do amendoim das águas e da soja, e redução da taxa de crescimento das pastagens.

 

Nas demais localidades, a condição ainda é favorável à agricultura e à pecuária, sem perdas registradas até o momento. Há, contudo, risco de perda caso a chuva não volte nos próximos sete dias em Franca, Ilha Solteira e Jaú, onde a umidade caiu para 40% da capacidade máxima de armazenamento.

 

BANANA

 

Prosseguiu com alta eficiência a colheita da banana em Iguape e Registro; a extração do látex em Votuporanga e Monte Aprazível, além do fim da colheita da cana-de-açúcar nas áreas mais tardias.

 

Os pequenos volumes de chuva permitiram que os produtores de uva realizassem as operações de manejo com mais eficiência. Em Jales, boa parte dos produtores já finalizou a colheita, iniciando a poda para condução das plantas até a próxima safra. Em Vinhedo, Louveira e Jundiaí parte dos viticultores já iniciou a colheita, buscando aproveitar os maiores preços do início da safra.

 

Novembro terminou com chuvas bem distribuídas, mas em volume inferior aos registros históricos na maioria das localidades. Este ano o volume acumulado de chuva ficou em 60% do total esperado para o mês. Em Piracicaba, Jaú e Jaboticabal foram observados os menores volumes em comparação com as médias históricas; em Campinas, Iguape e Guaratinguetá os volumes superaram o esperado para o mês.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Lâmpadas natalinas são reprovadas em teste

Nesta época do ano, em que as pessoas se mobilizam para a decoração Natalina de praças, fach...

Veja mais
Crise deve reduzir efetivações de temporários do comércio

Previsão é que haja queda de 7% na contratação de funcionários    A crise...

Veja mais
Figo: cultivo secular em Valinhos

Frutífera foi introduzida no município em 1901, e hoje, quase como antigamente, ainda tem tratos e colheit...

Veja mais
Nokia e Coca-Cola Zero apresentam uma fusão inesperada entre o melhor do celular e da música

Primeira ação de customização de celular da Coca-Cola Company no mundo trará mú...

Veja mais
Payot lança hidratante para o banho e sabonete esfoliante facial

A linha Clinicien da Payot acaba de ganhar dois novos produtos voltados para a beleza do corpo e do rosto. Trata-se do I...

Veja mais
Gaúchos reduzem ICMS do trigo para 3 estados

O governo gaúcho acolheu reivindicação dos triticultores e reduziu de 12% para 2% a alíquota...

Veja mais
Rosatex compra União Fabril

A Rosatex, fabricante de produtos de limpeza das marcas Urca e Amazon H2O, comprou a União Fabril Exportadora (UF...

Veja mais
Mercado de biscoitos cresce 4,1% em volume

O segmento de biscoitos deve encerrar o ano de 2008 com um crescimento de volume de 4,1% ante 2007 - o que corresponde 4...

Veja mais
Gestão de talentos ainda é insatisfatória

Sejam nacionais, sejam multinacionais, as empresas precisam desenvolver melhores programas de gestão de talentos....

Veja mais