7º concurso Estadual de qualidade do Café

Leia em 2min 10s

Com tradição de mais de um século em café, a Fazenda Recreio, em São Sebastião da Grama, ficou em primeiro lugar no 7º Concurso Estadual de Qualidade do Café, que escolheu os melhores grãos da safra. O anúncio foi feito em evento no Museu do Café, em Santos.

 

O concurso é promovido pelo Sindicato da Indústria de Café do Estado e Câmara Setorial do Café, uma das 28 organizações que funciona na Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

 

O produtor, Homero Teixeira de Macedo Junior, participou na categoria Cereja Descascado e recebeu R$ 1.280 pela saca do produto. Já o primeiro colocado da categoria Café Natural, Fernando Loureiro, de Torrinha, se destaca por produzir apenas em pouco mais de três hectares. A saca do café de Loureiro foi comprada por R$ 870.

 

"Isso mostra a preocupação com a qualidade do café paulista, independentemente se o produtor é de pequeno porte ou tradicional no ramo", afirmou o secretário de Agricultura, João Sampaio, acrescentando que o evento ajuda a aprimorar a busca e o compromisso com a qualidade.

 

Segundo o secretário estadual de Agricultura, mais produtores se inscrevem no concurso a cada ano. Nesta edição, foram mais de mil.

 

As amostras participantes do concurso estadual foram campeãs das competições regionais promovidas por associações e cooperativas de produtores. No mês de outubro houve leilão dos dez melhores lotes, cujos grãos foram comprados por empresas torrefadoras. No início de novembro, foram apresentados os preços pagos num ranking final do concurso.

 

Entrega. A premiação será realizada em dezembro, com o lançamento da Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, que se baseia nos grãos vencedores do Concurso Estadual. O café com embalagem especial ficará disposto em gôndolas de supermercados paulistas com o selo das marcas compradoras.

 

A comissão julgadora foi composta por representantes da BM&F, Instituto de Tecnologia dos Alimentos da Secretaria (Ital), Associação Brasileira da Indústria de Café/Círculo do Café de Qualidade (Abic/CCQ), Associação Comercial de Santos (ACS), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), Sindicato da Indústria de Café do Estado e Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

 

Também será oferecido um prêmio Destaque de Sustentabilidade, para reconhecer a propriedade que mais se preocupa com a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Os avaliadores farão auditoria nas propriedades e adotarão critérios técnicos de acordo com o Protocolo Socioambiental da Cafeicultura de São Paulo.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

Marketing de Natal Sadia

Os inovadores kits de Natal Sadia e a margarina Qualy foram vencedores do Marketing Best 2008, direcionado às emp...

Veja mais
Receita obtida pelos produtores de leite em 2008 não acompanhou custos de produção, diz CNA

Pecuarista pagou 11,4% a mais para produzir e ganhou 4% menos   A crise vivida pelo setor leiteiro nos últ...

Veja mais
Lâmpadas natalinas são reprovadas em teste

Nesta época do ano, em que as pessoas se mobilizam para a decoração Natalina de praças, fach...

Veja mais
Crise deve reduzir efetivações de temporários do comércio

Previsão é que haja queda de 7% na contratação de funcionários    A crise...

Veja mais
Figo: cultivo secular em Valinhos

Frutífera foi introduzida no município em 1901, e hoje, quase como antigamente, ainda tem tratos e colheit...

Veja mais
Começa a safra de uva na região de Campinas

Em Louveira, Jundiaí e Vinhedo viticultores têm aproveitado os bons preços do início da colhe...

Veja mais
Nokia e Coca-Cola Zero apresentam uma fusão inesperada entre o melhor do celular e da música

Primeira ação de customização de celular da Coca-Cola Company no mundo trará mú...

Veja mais
Payot lança hidratante para o banho e sabonete esfoliante facial

A linha Clinicien da Payot acaba de ganhar dois novos produtos voltados para a beleza do corpo e do rosto. Trata-se do I...

Veja mais
Gaúchos reduzem ICMS do trigo para 3 estados

O governo gaúcho acolheu reivindicação dos triticultores e reduziu de 12% para 2% a alíquota...

Veja mais