A Ambev acaba de fechar acordo com a multinacional de produtos de beleza L'Óreal para integrar a empresa ao seu programa de compartilhamento da frota. A maior cervejaria das Américas conta agora, no Brasil, com sete fabricantes de bens de consumo com quem divide custos de logística. Além da L'Óreal, que se tornou a primeira parceira fora do mercado de alimentos e bebidas, fazem parte do programa Unilever, BRF Brasil Foods, Sara Lee, PepsiCo, Kraft e JBS.
Na prática, significa que um caminhão que vai carregado de bebidas da fábrica para um dos centros de distribuição (CD) da Ambev, ou do CD para o ponto de venda, aproveita a rota para atender, na volta, a alguma das sete empresas parceiras. Com isso, o caminhão não roda vazio, economiza tempo e combustível.
Com a iniciativa, a Ambev conseguiu cortar R$ 4,2 milhões de gastos em óleo diesel e evitou a emissão de 450 toneladas de gás carbônico no ano passado, depois de promover 600 viagens compartilhadas por mês.
"Esses números poderiam ser melhores este ano, estávamos esperando realizar 1 mil viagens por mês", diz o vice-presidente de logística da Ambev, Vinicius Barbosa. "Mas a desaceleração das vendas deve fazer com que a gente repita, este ano, um patamar semelhante ao do ano passado", afirma.
O programa foi criado em setembro de 2009 e, segundo Barborsa, requer muito cuidado e planejamento na sua execução. "Há fábricas onde chegam até 500 carretas por dia para carregar", diz ele. Nesse momento, afirma o executivo, é preciso respeitar a parceria com a outra empresa de consumo e não deixar o motorista esperando demais, a ponto de perder o seu outro compromisso na escala logística.
Outros cuidados estão na observação de cheiro residual no caminhão. "Não pode haver nenhum", lembra, para não comprometer a carga. A distância que o caminhão deve se deslocar entre os pontos de destino precisa ser curta e fazer sentido do ponto de vista logístico.
Ao todo, a Ambev traçou 82 rotas de distribuição compartilhada, que envolve a operação da companhia em 11 Estados do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás. No Brasil, a empresa é dona de 34 fábricas e 72 centros de distribuição.
A fabricante de bebidas não tem frota própria. A Ambev conta com cerca de 3 mil caminhões de operadores logísticos terceirizados, que promovem a distribuição compartilhada. Esses operadores atendem cerca de 60% do total de 1 milhão de pontos de venda que oferecem os produtos da cervejaria. Os demais varejistas são atendidos pelos integrantes da Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição (Confenar), que somam outros 3 mil caminhões.
Por meio do programa, os operadores logísticos contam com apoio da Ambev na compra de veículos. "Nós conseguimos com a montadora um preço mais acessível para o operador", diz Barbosa.
Veículo: Valor Ecoômico