A Aliansce Shopping Centers anunciou ontem à noite a venda de participação em dois negócios. A companhia se desfez do controle do Boulevard Campina Grande (uma fatia de 76,6%) com a venda das ações para o Partage, empresa de investimento imobiliário do grupo farmacêutico Aché. Também vendeu a parcela de 50% que tinha no Boulevard Brasília por R$ 173,5 milhões para o Banco BVA.
"A negociação vem dentro da estratégia da empresa, já comentada no ano passado, de se desfazer do que não é considerado estratégico", diz Henrique Guerra, diretor-executivo da empresa, com 15 empreendimentos no portfólio. Os recursos devem ir para o caixa.
A venda do Boulevard Campina Grande, na capital da Paraíba, foi fechada por R$ 103,5 milhões, a serem pagos à vista. Inaugurado em abril de 1999, o empreendimento possui 92 lojas. Já o Boulevard Brasília, com 134 pontos de venda, foi vendido por cerca de R$ 70 milhões, sendo R$ 5 milhões à vista, mais três parcelas semestrais de R$ 5 milhões e o saldo restante em 24 meses. Os montantes pagos resultam em uma taxa de capitalização de saída de 6,9% (divisão entre o rendimento anual do imóvel e o valor de aquisição). Nas últimas operações de shoppings, essa taxa tem variado de 6% a 8%. Os shoppings contribuíram com 3,5% da receita bruta da Aliansce no segundo trimestre.
Ontem, a companhia também publicou resultados do segundo trimestre do ano, com expansão nos principais indicadores. A receita líquida atingiu R$ 89,3 milhões de abril a junho e R$ 160,1 milhões no primeiro semestre, crescimento de 36% e 26,3% em relação ao mesmo período de 2011, respectivamente.
O lucro líquido, no entanto, sofreu queda no segundo trimestre. A retração foi de 6,7% de abril a junho, para R$ 34, 2 milhões. A companhia deve detalhar ao mercado as razões da queda. Na primeira metade do ano, o lucro alcançou R$ 65,3 milhões, alta de 44%.
Dados mostram que o resultado operacional líquido (NOI) alcançou R$ 75,9 milhões de abril a junho e R$ 136,1 milhões no primeiro semestre, expansão de 39,8% e 30,2% em relação ao ano passado, respectivamente. A margem NOI teve um crescimento de 2,6 pontos percentuais., atingindo 92,5% no semestre.
As vendas nas "mesmas lojas" (pontos de venda existentes nos empreendimentos há mais de 12 meses) apresentou crescimento de dois dígitos pelo décimo trimestre consecutivo, 10,1% de abril a junho. No entanto, em relação ao ano anterior houve queda no ritmo de crescimento. Isso foi verificado em alguns shoppings no país neste ano. No segundo trimestre de 2011, a alta foi de 12,9% e no mesmo intervalo de 2010, expansão de 10%.
Nos shopping centers da Aliansce, as vendas cresceram 12,8% de abril a junho. No mesmo período de 2010 e 2011 os índices foram mais altos, 29,1% e 24,2%. Esse índice é importante porque ele retrata a velocidade de crescimento dos negócios em operação dentro dos shoppings.
Veículo: Valor Econômico