Aliansce vende dois shopping centers

Leia em 2min 30s

A Aliansce Shopping Centers anunciou ontem à noite a venda de participação em dois negócios. A companhia se desfez do controle do Boulevard Campina Grande (uma fatia de 76,6%) com a venda das ações para o Partage, empresa de investimento imobiliário do grupo farmacêutico Aché. Também vendeu a parcela de 50% que tinha no Boulevard Brasília por R$ 173,5 milhões para o Banco BVA.

"A negociação vem dentro da estratégia da empresa, já comentada no ano passado, de se desfazer do que não é considerado estratégico", diz Henrique Guerra, diretor-executivo da empresa, com 15 empreendimentos no portfólio. Os recursos devem ir para o caixa.

A venda do Boulevard Campina Grande, na capital da Paraíba, foi fechada por R$ 103,5 milhões, a serem pagos à vista. Inaugurado em abril de 1999, o empreendimento possui 92 lojas. Já o Boulevard Brasília, com 134 pontos de venda, foi vendido por cerca de R$ 70 milhões, sendo R$ 5 milhões à vista, mais três parcelas semestrais de R$ 5 milhões e o saldo restante em 24 meses. Os montantes pagos resultam em uma taxa de capitalização de saída de 6,9% (divisão entre o rendimento anual do imóvel e o valor de aquisição). Nas últimas operações de shoppings, essa taxa tem variado de 6% a 8%. Os shoppings contribuíram com 3,5% da receita bruta da Aliansce no segundo trimestre.

Ontem, a companhia também publicou resultados do segundo trimestre do ano, com expansão nos principais indicadores. A receita líquida atingiu R$ 89,3 milhões de abril a junho e R$ 160,1 milhões no primeiro semestre, crescimento de 36% e 26,3% em relação ao mesmo período de 2011, respectivamente.

O lucro líquido, no entanto, sofreu queda no segundo trimestre. A retração foi de 6,7% de abril a junho, para R$ 34, 2 milhões. A companhia deve detalhar ao mercado as razões da queda. Na primeira metade do ano, o lucro alcançou R$ 65,3 milhões, alta de 44%.

Dados mostram que o resultado operacional líquido (NOI) alcançou R$ 75,9 milhões de abril a junho e R$ 136,1 milhões no primeiro semestre, expansão de 39,8% e 30,2% em relação ao ano passado, respectivamente. A margem NOI teve um crescimento de 2,6 pontos percentuais., atingindo 92,5% no semestre.

As vendas nas "mesmas lojas" (pontos de venda existentes nos empreendimentos há mais de 12 meses) apresentou crescimento de dois dígitos pelo décimo trimestre consecutivo, 10,1% de abril a junho. No entanto, em relação ao ano anterior houve queda no ritmo de crescimento. Isso foi verificado em alguns shoppings no país neste ano. No segundo trimestre de 2011, a alta foi de 12,9% e no mesmo intervalo de 2010, expansão de 10%.

Nos shopping centers da Aliansce, as vendas cresceram 12,8% de abril a junho. No mesmo período de 2010 e 2011 os índices foram mais altos, 29,1% e 24,2%. Esse índice é importante porque ele retrata a velocidade de crescimento dos negócios em operação dentro dos shoppings.




Veículo: Valor Econômico


Veja também

Os planos da Marabraz para a volta do Mappin

O empresário Nasser Fares fixa prazo até a Copa de 2014 para reabrir a varejistaCom o projeto de lan&ccedi...

Veja mais
"Pílula da beleza" atrai mais negócios

Desde dezembro do ano passado, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a v...

Veja mais
Alta dos grãos entra na pauta do G-20

França e Estados Unidos articulavam ontem a realização de uma reunião telefônica na qu...

Veja mais
Empresas querem que vendas de café tornem-se mais sustentáveis em 2015

Sob a supervisão da Idh (Iniciativa Internacional de Comércio Sustentável, na sigla em inglês...

Veja mais
Expoagas começa dia 21 em Porto Alegre

Expectativa dos organizadores é receber 38 mil pessoas nos três dias de evento e uma geraçã...

Veja mais
Redes têm azeite da Terra Santa

Para as gôndolas dos supermercados, a marca de azeites Borges anuncia  o lançamento do Keren Or - o "A...

Veja mais
Lucro da dona da Riachuelo cai 15% no 2º trimestre

Hoje, a rede de vestuário Riachuelo inaugura a 42ª loja em São Paulo, sendo a décima na capita...

Veja mais
Venda supera previsão em algumas regiões

Em linha com as fontes ouvidas pelo DCI na última semana, o desempenho do varejo por conta do Dia dos Pais foi ac...

Veja mais
Importados chegam a 24% do consumo do País em junho

O Coeficiente de Importação e Exportação (CEI) divulgado ontem pela Federação ...

Veja mais