No primeiro trimestre de 2012, o total desembolsado em compras efetuadas com cartão de crédito cresceu 24% na aquisição de bens não duráveis quando comparado ao mesmo período do ano anterior, e ocupa o segundo lugar como opção de pagamento para esses itens. O uso do dinheiro cresceu apenas 7%; contudo, ainda ocupa a primeira posição como opção mais utilizada pelos consumidores em suas compras.
O Painel Nacional de Consumidores da Kantar Worldpanel aponta ainda que, desde 2010, o cartão de crédito cresceu 2 pontos percentuais em participação no total de compras realizadas, passando de 12% para 14%. Estes dois pontos substituem o uso de cheque, tíquete e outras formas de pagamento a prazo, que, se somadas, caíram de 15% para 13%, em dois anos. Os pagamentos com dinheiro e cartão de débito continuam sendo utilizados em 68% e 5% das compras, respectivamente.
No primeiro trimestre de 2012, o cartão de crédito esteve presente em 39% das opções de pagamento dos lares brasileiros. Quando se observam as classes D e E, o uso de cartão de crédito registrou recuo, passando de 27% para 24%.
Veículo: DCI