Os termômetros da Capital começaram a registrar nesta semana temperaturas mais elevadas, sinal de que o período de frio está chegando ao fim. Embora a primavera tenha início no dia 23 de setembro, neste ano os shoppings da Capital realizaram, até domingo, a liquidação das últimas peças da estação mais fria do ano, o que resultou em um incremento de até 26% no fluxo de clientes, ante um fim de semana comum.
O Shopping Del Rey, na região Noroeste de Belo Horizonte, realizou, entre quinta-feira e domingo da semana passada, mais uma edição da promoção "Ponto Mix". Segundo o gerente de Marketing Fábio Amorim, cerca de 170 mil pessoas passaram pelo centro de compras no período, incremento de 11% em relação a um fim de semana comum e de 5% frente a idêntico intervalo de 2011.
Apesar de o balanço referente a vendas não ter sido concluído, Amorim frisa que o setor de vestuário costuma ser o mais beneficiado pelo corte nos preços. "Embora as peças sejam vendidas a um valor mais em conta, o Ponto Mix ajuda os lojistas a ampliar o faturamento mensal, em decorrência do alto volume de vendas que ele proporciona", argumenta.
Ele acrescenta que a realização da promoção em agosto, ao invés de julho, como faz parte dos malls, acarreta em maiores porcentagens de desconto aos compradores. Isso porque, se ela acontecesse no mês passado, os lojistas ainda teriam que guardar parte das mercadorias de inverno para abastecer as vitrines até o fim de agosto, quando a próxima coleção começa a chegar aos estoques. "Já na semana passada, a ideia era queimar tudo e esvaziar as lojas", afirma.
O centro de compras mais novo da Capital, o Shopping Estação BH, na região de Venda Nova, também comemora o desempenho de sua primeira liquidação. De acordo com o gerente de Marketing Rafael Saito, o fluxo de clientes, entre quinta-feira e domingo, foi 26% maior, frente a um período sem promoções. Ele ressalta que, na quinta-feira e na sexta-feira, o número de clientes nos corredores chegou a superar até o das vésperas do Dia dos Pais.
A promoção Bazar Shopping Cidade levou 250 mil pessoas ao mall da região Centro-Sul, entre sexta-feira e domingo passado. A coordenadora de Marketing Tânia Souza afirma que a média diária de clientes cresceu 20%, na comparação com a mesma promoção do ano passado. Mesmo sem ter finalizado o balanço, a previsão é que as vendas tenham crescido 15%, em igual base de comparação. No centro de compras, os descontos chegaram a atingir os 70%.
O Itaú Power Shopping, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), realiza um pouco mais tarde sua promoção, que acontece entre a próxima sexta-feira e domingo. A gerente de Marketing do mall, Renata Guimarães Costa, afirma que, nos três dias de liquidação, cerca de 150 mil pessoas devem trafegar pelos corredores do empreendimento. Esse número representa incremento de 10%, na comparação com um período sem datas comemorativas ou promoções.
Lançamento - Enquanto alguns empreendimentos ainda se despedem da moda de inverno, outros já estão com tudo pronto para a chegada da primavera/verão. Este é o caso do Diamond Mall, na região Centro-Sul. Pela primeira vez, o empreendimento realiza uma promoção do tipo compre e ganhe para atrair mais clientes interessados em conhecer as novidades da próxima estação. A cada R$ 300 em compras o cliente concorre a um frigobar personalizado com ícones de Belo Horizonte.
O BH Shopping, também na região Centro-Sul, investiu R$ 340 mil no lançamento da próxima estação. O valor inclui a realização de exposições relacionadas à moda, desfiles com roupas que podem ser adquiridas nos estabelecimentos do mall, bem como outras ações pontuais em redes sociais. Com isso, a expectativa é ampliar vendas e fluxo em 10% e 2%, respectivamente, informa o gerente de Marketing Renato Tavares.
Veículo: Diário do Comércio - MG