A rede de atacado Assai, controlada pelo Grupo Pão de Açúcar desde novembro do ano passado, vem ganhando espaço dentro da companhia. Sua participação em vendas, que era de 6,2% no primeiro trimestre deste ano, subiu para 6,9% até outubro e o grupo quer elevar o indicador para 10% até o final de 2009. O Pão de Açúcar adquiriu 60% da rede por R$ 208 milhões, mas direção do negócio ainda permanece sob comando do fundador, Rodolfo Nagai.
Na próxima segunda-feira, a atacadista estréia no conceito "power center" com uma nova loja na cidade de São Paulo, a 23 da bandeira. Trata-se de um modelo de negócio que congrega, em um mesmo espaço de vendas, diversas modalidades de comércio, como varejo alimentício, atacado, loja de materiais de construção etc. No caso do Pão de Açúcar, o "power center" vai unir varejo e atacado.
Com investimentos de R$ 6 milhões, a unidade do Assai foi construída ao lado do Extra João Dias, na zona sul da capital. "É uma experiência um tanto ousada", qualifica o vice-presidente comercial e de operações do Grupo Pão de Açúcar, José Roberto Tambusco.
Ao construir as lojas, que estão separadas apenas por uma parede de vidro, a companhia diz estar complementando os sortimentos das duas bandeiras. "Boa parte dos consumidores que freqüentam hipermercados utilizam o atacado para comprar determinados tipos de produtos", afirma o executivo.
O "power center" ocupará uma área de 10 mil m, sendo 6 mil do Extra e 4 mil m do Assai.
O formato pode ser uma das alternativas usadas pela empresa para expandir a bandeira Assai. "Temos uma série de oportunidades para esse tipo de operação", afirma Tambasco citando as cidades de Campinas, Belo Horizonte e Brasília.
Expansão
Quando adquiriu a atacadista, que já tinha 34 anos de atuação, a empresa era formada por 14 lojas e possuía 2,7 mil funcionários. Hoje, a bandeira conta com 5 mil colaboradores, 23 pontos-de-venda e vai encerrar o ano com 28 unidades, um crescimento de 100% em 12 meses. As 14 lojas abertas em 2008, sendo nove conversões de outras bandeiras, somarão R$ 90 milhões em investimentos.
Além do aumento do número de lojas, a rede expandiu sua atuação geográfica. Até 2007, sua atuação estava restrita a São Paulo (com lojas na capital, em Santos, Jundiaí, Sorocaba e Guarulhos). Este ano, estreou no mercado do Ceará, com uma loja inaugurada em Fortaleza no mês passado.
Os planos de expansão do Grupo Pão de Açúcar para 2009 serão anunciado no início do ano, mas os próximos mercados a receberem a bandeira Assai podem ser Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. "Devemos abrir mais uma loja em Fortaleza e a hora que estivermos uma força maior no Nordeste podemos pensar em ir para o Norte", afirma Tambasco.
O lucro bruto da atacadista também vem crescendo. Passou de R$ 34,8 milhões, no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2007, para R$ 50,1 milhões no terceiro trimestre deste ano.
Mesmo com a expansão a rede vem conseguindo manter as despesas operacionais praticamente estáveis. Passaram de 11% da receita, no primeiro trimestre, para 11,5% no terceiro. "Melhoramos produtividade das lojas e ganhamos eficiência", explica o diretor de operações do Grupo Pão de Açúcar, Maurício Cerrutti.
Veículo: Gazeta Mercantil