O consumidor tem encontrado preços em média 1,4% mais caros nas gôndolas dos supermercados. Pesquisa realizada no mês de agosto pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) sobre o Índice de Preços ao Varejo (IPV), os produtos que tiveram as maiores altas foram: pimentão, 64,2% a mais, cenoura, com mais 26,6%, e tomate, 22,8% mais caro para os clientes. Outro setor que impulsionou a alta do índice foi o de padarias, que contribuíram com IPV, em 1,7%. Os artigos panificados, ficaram 3,4% maiores, alavancados pelo custo elevado da cadeia produtiva do trigo. Um exemplo desse reflexo, está o pão francês, 3,5% mais caro desde agosto.
Os artigos comercializados em drogarias, farmácias e perfumarias subiram 0,6% no mês pesquisado frente a queda de 0,3% sofrida no mês de julho. Produtos de perfumaria e o subgrupo de drogaria pressionaram o indicador da Fecomércio mais caros em 2,2% e 0,3%, respectivamente.
Também apontaram alta os segmentos de livraria, com 3,1%, açougue, com 1,3%, vestuário, tecidos e calçados, com 0,61% e óticas, com 0,6%. Já os preços encontrados das feiras caíram 2,5% em agosto, após alta de 4,1% no mês anterior. Apresentando a quarta queda consecutiva, os preços de veículos, que recuaram 0,6% em agosto, contribuíram para amenizar a alta do IPV.
O segmento de combustíveis e lubrificantes apontou recuo de 0,5% e os segmentos de móveis e decoração, eletroeletrônicos e outros, eletrodomésticos, material de construção e autopeças e acessórios encerraram o mês de agosto com queda em seus preços médios, colaborando assim para a manutenção do Índice de Preços ao Varejo, que ficou em patamares menos elevados no período pesquisado.
Veículo: DCI