As construtoras estão com obras aceleradas no segmento comercial e os centros de compras representam um segmento para lá de aquecido. A novidade virá com a nova aposta em um ponto nobre da capital carioca, no bairro Recreio, uma das regiões que mais cresce no Rio de Janeiro. Lá será erguido o Américas Shopping, que está sendo construído pela Ecia.
O empreendimento já tem 60% de sua área negociada para grandes marcas nacionais e locais e o investimento feito na construção do centro comercial vai ser em torno de R$ 220 milhões, aponta a empresa.
"Ao inaugurar, no primeiro trimestre de 2014, a expectativa é que o shopping movimente cerca de R$ 50 milhões por mês, considerando as diversas atividades, como cinema, alimentação, lojas, entretenimento e estacionamento, entre outras", declarou Fernando Araujo, diretor da Ecia.
Segundo o executivo, algumas das marcas já confirmadas que estarão em operação no mall são âncoras e megalojas, como as líderes Ponto Frio, Casas Bahia, C&C, Ri Happy, Magic Games, Riachuelo, Leader Magazine, Kalunga e Aquamar.
Localizado na esquina da Av. das Américas com Estrada Benvindo de Novais, o Américas Shopping deve gerar 2,5 mil empregos diretos e cerca de 10 mil indiretos, além de criar um novo ponto de referência no bairro. Região que, aliás, segundo a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ) recebeu o maior número de lançamentos imobiliários em 2011. Com relação ao meio ambiente, o shopping center receberá o selo AQUA, apontado pela certificadora Fundação Vanzolini.
ABC Paulista
Na região do ABC Paulista há também uma forte aposta no segmento de centros de compras. O novo projeto da empresa Nassau Empreendimentos é um exemplo: o Atrium Shopping Santo André, na cidade do ABC Paulista. A perspectiva é de que o investimento será atraente tanto para os empresários, como para os consumidores que terão uma nova opção de compras. A obra estará inserida em um complexo que será do conceito multiúso, no qual existirão uma torre corporativa, dois hotéis e seis edifícios residenciais. A Nassau decidiu investir R$ 200 milhões para implantar o shopping e inaugurá-lo no próximo ano.
Veículo: DCI