Center Norte espera vendas 10% maiores no fim do ano

Leia em 4min 10s

Neste ano em que deu início ao seu processo de revitalização, quando recebeu novas operações como The Fifties, Fogo de Chão, Dudalina e iPlace, o Shopping Center Norte, na capital paulista, espera para o período de final de ano obter vendas até 10% maiores do que as do ano passado. A ideia é fechar 2012 com incremento de 8% na comercialização, frente as vendas de 2011, entre as 330 lojas em funcionamento. Desta maneira, a previsão é superar a fase difícil do ano passado, pela suspeita de gás metano no subsolo de seu terreno.

Apesar disso, a imagem da empresa parece não ter sido arranhada. É o que estima Ricardo Afonso, diretor-superintendente do Center Norte. "O shopping vem performando acima da inflação, com estratégias de mudanças, com um mix de novas lojas e este ano iniciou a atualização geral do equipamento, em itens como forro, iluminação, sinalização aérea, lounges, wi-fi e ainda estuda sua expansão", conta.

Para o próximo ano, a intenção é continuar a investir na adequação do mix de lojas, em novos players de mercado e manter a atualização e expansão do espaço. Em breve, o shopping terá a loja Aramis e há negociação com outras marcas. "Grandes novidades virão", adianta Afonso.

Por mês, o Center Norte recebe até 2,4 milhões de visitantes e para os próximos dois meses a previsão é ter um fluxo de pessoas ainda maior. "Neste período de festa, o shopping tem um aumento de 12% em seu fluxo, e nas vendas a expectativa é de um aumento de 8% a 10% em relação ao mesmo período do ano passado", acrescenta o diretor.

O centro já investe na decoração de Natal como forma de atrair maior público. O espaço contará com um totem em sua entrada com a mensagem de Boas Festas coberta por 2,5 quilômetros de luzes pisca-piscas.

Sobre o processo de modernização, o Center Norte contou com investimento próprio: cerca de R$ 30 milhões. A ação teve início em janeiro último e deve ser concluída até o final de 2015. O primeiro passo foi a procura por novas lojas. Desde então, o centro já conta com as operações da grife carioca Enjoy, da loja de roupas Lefitá, da iPlace, que comercializa produtos e acessórios da marca Apple, além da hamburgueria em estilo norte-americano The Fifites e da churrascaria Fogo de Chão, única loja da rede dentro de um shopping center no Brasil.

A unidade da Fogo de Chão no Center Norte é também a primeira da zona norte de São Paulo. A marca investiu R$ 9 milhões no ponto, que antes era ocupado pela também churrascaria Estrela do Sul. Com capacidade para 500 pessoas, o restaurante inaugurou no início deste mês, como parte do plano de expansão da rede, que prevê crescer 15% em 2012.

Na opinião de Afonso, o setor de shopping centers passa por um momento de agitação e novidades no País. "O mercado está em movimento, com a previsão de vinte shoppings para serem inaugurados no próximo ano, e temos também a tendência de centros de compras regionais e o grande crescimento de shoppings no interior dos estados brasileiros", ele analisa.

Tradição

Inaugurado em abril de 1984, o Center Norte apresenta 117 mil metros quadrados de área construída e sete mil vagas de estacionamento. "Por se tratar do primeiro grande empreendimento que valorizou a zona norte da cidade, colocando-a no mapa de São Paulo, clientes e lojistas têm uma grande admiração por esta história de pioneirismo", comenta Afonso.

Para o diretor, outro diferencial do empreendimento é possuir um mix de lojas bastante eclético, capaz, em sua opinião, de atrair toda a família. Entre as lojas estão C&A, Riachuelo, Renner, Saraiva Mega Store, Ponto Frio e Carrefour. "O Center Norte também destaca-se pela amplitude do projeto, por ser o shopping que mais vende por metro quadrado, e também pelas lojas campeãs de vendas, como por exemplo o restaurante Outback , que ganhou este ano o prêmio de maior venda do mundo, entre outras lojas que estão no Top Five do mercado", completa.

Apesar do período complicado pelo qual passou em setembro do último ano, quando chegou a ser fechado pela Prefeitura de São Paulo após a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) identificar vazamento de gás metano no terreno em que o empreendimento está localizado, o shopping terminou o ano de 2011 com crescimento de 18% em suas vendas. De acordo com Afonso, a revitalização já estava prevista mesmo antes do incidente.


O Center Norte foi escolhido por cerca de cinco mil empresários, executivos e economistas como o shopping center mais admirado em 2012 no Prêmio DCI. O centro foi seguido de perto pelo Shopping Iguatemi, que terminou na segunda posição. A premiação está em sua décima edição e elege as empresas mais admiradas nos 31 setores de maior peso da economia brasileira.



Veículo: DCI


Veja também

Couro fica mais caro no País e perde preço nas exportações

Intensificado pela atuação da JBS e outras gigantes nesse mercado, o crescimento das exportaç&otild...

Veja mais
Obras de shoppings atraem construtoras no Rio e ABC Paulista

As construtoras estão com obras aceleradas no segmento comercial e os centros de compras representam um segmento ...

Veja mais
A corrida da LG para voltar à liderança em televisão

A LG já definiu meta para 2013: recuperar a liderança em televisores no Brasil. "Queremos voltar ao topo",...

Veja mais
A rede de lojas da Bauducco

Há duas semanas, a Pandurata, dona da marca Bauducco, inaugurou nos Jardins, em São Paulo, o que muita gen...

Veja mais
Teka entra com pedido de recuperação judicial

No final do primeiro semestre, passivo a descoberto da fabricante de produtos têxteis de Santa Catarina chegava a ...

Veja mais
Samsung e LG buscam 'efeito Apple' com aposta em tecnologia e loja própria

Para melhorar sua visão de marca, as duas companhias coreanas estão investindo em lojas conceito com o obj...

Veja mais
Desnível salarial entre sexos alcança 53,8%

A diferença salarial entre homens e mulheres é maior entre profissionais com nível superior complet...

Veja mais
ABASE realiza encontro de supermercadistas na próxima quinta-feira

A Associação Baiana de Supermercados (ABASE) realiza no próximo dia 1º de novembro o 36° E...

Veja mais
Lojas faturam até 30% mais com cestas natalinas

Vendas, que já começam no próximo mês, têm como principal consumidor o público c...

Veja mais