Com inauguração de novo empreendimento no Recife na semana passada, região ultrapassa o Sul em espaço disponível para a instalação de lojas
O mercado de shopping centers no Nordeste está em franca expansão. Nos últimos cinco anos, a área bruta locável (ABL) dos empreendimentos - espaço disponível para a instalação de lojas - passou de 639.673 m² para 1.662.951 m², um crescimento de 259%, o dobro do registrado no Sudeste (128%) no período.
Com a inauguração, na semana passada, do Shopping RioMar Recife, na capital de Pernambuco, o Nordeste ultrapassou o Sul em total de ABL, com 1.627.641 m². A região conta com 60 shoppings em funcionamento e outros 10 têm inauguração prevista para até o fim de 2013. Os dados são da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Um dos fatores que estimulam o crescimento desse tipo de empreendimento na região é o aumento da renda da população local, de acordo com a superintendente da Abrasce, Adriana Colloca.
Entre 2009 e 2011, a renda média do trabalhador no Nordeste saltou 10,7%, de R$ 822 para R$ 910, acima da média nacional, que cresceu 8,3%, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em setembro.
"O mercado de shopping centers está crescendo como um todo no Brasil. Isso se deve, principalmente, ao desenvolvimento da classe C, que tem sido mais evidente no Nordeste", afirmou Colloca.
RioMar. O RioMar Recife, localizado no bairro do Pina, entre o centro da cidade e o bairro de Boa Viagem, possui 101.000 m² de ABL num total de 295 mil m² de área construída e terá 18 âncoras e outras 7 megalojas, bem como 11 restaurantes e 23 unidades de fast food. O investimento foi de R$ 600 milhões. O empreendimento é o nono do Grupo JCPM no Nordeste. O próximo já está em construção: o RioMar Fortaleza, previsto para 2013, com 94.000 m² de ABL.
"Não temos dúvida do aquecimento econômico do mercado nordestino. Nosso foco agora é a construção do RioMar Fortaleza, que vai suprir a demanda local do tipo de shopping que fazemos: grandes e de alta qualidade", afirma João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM.
Atualmente, a Bahia é o Estado com o maior número de shoppings da região: são 16 empreendimentos, 12 desses localizados em Salvador. No entanto, esse mercado também está crescendo fora das capitais.
Alguns dos dez shoppings previstos para o próximo ano estarão nas cidades de Arapiraca (AL), Salgueiro (PE), Sobral (CE), Juazeiro do Norte (CE), Parnaíba (PI) e Açailândia (MA). Outros dois serão erguidos nas capitais Fortaleza (CE), Maceió (AL) e João Pessoa (PB).
O diretor da Cia de Franchising, Marcos Nascimento, afirma que, com o crescimento no mercado do Nordeste, muitas marcas estão procurando a região para investir. Ele cita como exemplos a Cas & Coisa (recentemente instalada nos shoppings de Salvador, Recife, Fortaleza e São Luís), Estivanelli (São Luís), Lessô (Salvador), Premiatto (Fortaleza, Salvador e São Luís) e Hangai (São Luís e Teresina). Segundo Nascimento, outro atrativo para é o valor do ponto comercial e a especulação imobiliária. "Apesar de alto, no Nordeste este valor ainda é menor que no eixo Rio-São Paulo."
Veículo: O Estado de S.Paulo