Hora de compra de Natal é já, diz especialista

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Atrasos e não entrega de produtos adquiridos pela internet são frequentes nesta época



O atraso ou a não entrega de produtos é a principal reclamação em relação ao comércio pela internet e, com as festas de fim de ano, especialistas recomendam a antecipação das compras.

"O ideal é que as pessoas programem as compras com um mês de antecedência, para não correr o risco de atrasar ou faltar produtos devido à alta demanda", diz Pedro Guasti, diretor do e-bit.

De acordo com Gerson Rolin, diretor de comunicação da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o Natal é a época mais aquecida para o varejo on-line. "O faturamento desse período é 150% maior que no resto do ano."

Para este ano, a expectativa é que a data movimente R$ 3,1 bilhões em vendas pela internet, aumento de 20% na comparação com o mesmo período de 2011.

Já o faturamento anual esperado é de R$ 22,5 bilhões, alta de 20% em relação ao ano passado.

A dificuldade de receber o produto em casa -ou a não entrega- é uma das principais reclamações no Procon-SP, ainda que esteja em queda. Segundo o Procon-SP, houve 8.669 reclamações desse tipo no primeiro semestre, o equivalente a 42,2% do total de problemas.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve queda de 23%.

PROBLEMAS

"A internet é a melhor ferramenta para pesquisar preços", diz Fátima Lemos, assessora técnica do Procon-SP. "Mas é preciso desconfiar de ofertas mirabolantes", diz.

Segundo Lemos, o prazo para desistência de compras pela internet é de sete dias após a compra ou recebimento do produto.

Para evitar problemas, especialistas recomendam, por exemplo, que o internauta cheque se a loja tem atendimento no pós-venda e que ele salve a tela do computador com as ofertas e a confirmação do pedido.

O consumidor que tiver algum problema deverá entrar em contato com a empresa e, se nada for resolvido, deverá reclamar no Procon-SP pelo telefone 151 ou pelo site (www.procon.sp.gov.br).


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