Para atrair um número maior de clientes aos seus empreendimentos players que atuam no segmento de shopping centers têm apostado na inserção de novas lojas, ampliação de sua área de serviço e a inserção de bandeiras internacionais. Na região do ABC, por exemplo, a disputa entre a Sonae Sierra Brasil e a BRMalls, ambas líderes no segmento, se acirrou com a inauguração, ontem, do São Bernardo Plaza Shopping. Já para as que apostam no interior de São Paulo, a Iguatemi Empresa de Shopping Centers, do Grupo Jereissati, aumentará sua participação em áreas como Votorantim (SP).
Para tanto, o Grupo Jereissati anunciou ontem a aprovação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) do financiamento de R$ 117,3 milhões para a construção do Shopping Center Iguatemi Esplanada, na cidade.
Independentemente da região, a nova estratégia desses empresários para atrair o consumidor é investir em serviços diferenciados, como: restaurantes, cinemas com tecnologia 3D e 4D e em lojas-âncoras que atendam ao anseio do público-alvo de cada empreendimento.
Para Waldir Chao, superintendente de Operações do Sonae Sierra Brasil, os shoppings são mais do que centros de compras, são locais de conveniência para o consumidor. "Os shoppings são locais de convívio, então ter operações que vão além da praça de alimentação, como os restaurantes, já faz parte dos empreendimentos", disse.
Um dos empreendimentos da Sonae, o Shopping Metrópole, localizado na região do Grande ABC, acaba de ser reformulado. Na sua área bruta locável (ABL), a empresa trouxe a varejista holandesa C&A como âncora, além de 23 novas bandeiras no local. Foi inaugurada uma operação da rede Outback, além da primeira unidade da Academia Bio Ritmo da região.
Segundo Dirceu Benith Júnior, diretor-adjunto de Operações da Sonae Sierra Brasil, a ampliação do mall não foi feita devido a chegada do São Bernardo Plaza Shopping, da BRMalls. "Temos, sim, que analisar a concorrência, mas já estava nos planos e no orçamento a ampliação do Shopping Metrópole", enfatizou.
Os executivos questionados sobre uma investida no segmento premium, afirmaram que esse não é o foco da Sonae. "Ela é uma empresa democrática em relação ao seu público", disse Júnior.
Sobre a abertura de novos centros de compras e aquisições de empreendimentos em operação, Waldir Chao, disse: "O setor de shopping centers está em constante desenvolvimento no País".
Outro player que está na disputa do mercado de shoppings do ABC Paulista é a Ancar Ivanhoe Shopping Centers, que adquiriu em agosto deste ano 73,2% do Golden Square Shopping. O empreendimento, cujo lançamento está previsto para abril de 2013, tem como sócia minoritária a Squarestone Brasil.
Natal
Os executivos da sucursal brasileira da Sonae Sierra - Waldir Chao e Laureane Cavalcanti, gerente-corporativo da empresa - ressaltaram a importância das campanhas de Natal para que o player continue a apresentar dois dígitos de crescimento em vendas. "Fizermos parceria com o artista plástico Romero Brito tudo para que nossa campanha de Natal seja diferenciada", explicou Laureane.
Ainda segundo a executiva, foram investidos R$ 9,8 milhões nos 11 shoppings da administradora, sendo divididos em: R$ 3,1 milhões para decoração; R$ 2,3 milhões em campanha publicitária e R$ 4,4 milhões destinados para promoções e eventos.
Laureane ressaltou que toda a decoração do empreendimento é reutilizada ao longo dos anos e que todos os empreendimentos do shopping terão, além da decoração inspirada nas obras do artista, prêmios e sorteio de automóveis ao consumidor.
José Baeta Tomás, CEO da Sonae Sierra Brasil, mesmo não estando presente à apresentação da campanha, em vídeo, ressaltou a importância do Natal e de parcerias para atender ao consumidor.
"Todos os 11 shoppings da operação no Brasil terão com exclusividade a inspiração de Romero Brito em sua decoração". disse.
Balanço
A BRMalls apontou lucro líquido de R$ 100,702 milhões no terceiro trimestre de 2012, o que representa alta de 979,5% na comparação com igual período de 2011. Segundo a empresa, o resultado foi beneficiado pelo incremento de shoppings - a empresa acaba de adquirir a participação do Capim Dourado, em Palmas - em seu portfólio e por uma melhora do resultado financeiro.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 221,881 milhões, aumento de 27,3% na mesma base de comparação. A margem Ebitda ficou em 80,1%, aumento de 0,1 ponto percentual. A receita líquida da companhia avançou 26,9% de julho a setembro deste ano na comparação anual, para R$ 278,363 milhões.
Veículo: DCI