O setor calçadista brasileiro se despede do ano com uma boa perspectiva futura, mesmo que tenha experimentado um início de 2012 desacelerado. Entre o 2º e o 3º trimestres deste ano, as vendas no varejo começaram a melhorar e tendem a infl uenciar as compras de Natal, que, por sua vez, devem impulsionar a produção no início de 2013.
Para o próximo ano, a expectativa é que a produção calçadista seja 3,8% maior que neste ano, quando o setor deverá fechar em -0,6% se comparado a 2011. Os números fazem parte do estudo “Projeções de Mercado’, elaborado pelo IEMI Inteligência de Mercado. Marcelo Villin Prado, diretor do IEMI, explica que o resultado obtido em 2012 ainda é reflexo de situações sentidas mais fortemente em 2011: a entrada de produtos importados; a baixa exportação devido ao câmbio e à crise mundial; e o protecionismo da Argentina, um dos principais mercados da produção calçadista nacional.
Por outro lado, a valorização do dólar frente ao real e a reação do varejo, ocorridos em 2012, são os fatores que deverão tornar 2013 um ano de recuperação do setor produtivo. O varejo apresenta maiores oportunidades de crescimento não só pelo aumento da renda das famílias, do emprego e da facilidade do crédito, mas também pela redução do frenesi causado pelo consumo de automóveis, eletrônicos e linha branca, fomentados com a redução do IPI.
Veículo: Empresas & Negócios