Associação Comercial do Pará homenageia presidente da Abras em cerimônia realizada no próximo dia 19 de dezembro
Fernando Yamada, primeiro supermercadista do Norte a presidir a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) a partir de janeiro de 2013, elevando mais uma vez o nome do Estado do Pará em todo o Brasil, foi escolhido pela Associação Comercial do Pará (ACP) como Empresário do Ano de 2011.
A entrega do título acontecerá na quarta-feira (19/12), no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, seguida de coquetel no Boulevard das Feiras, em Belém (PA). A cerimônia será realizada a partir das 20horas e deverá contar com a participação de 800 convidados, incluindo familiares e amigos do homenageado e lideranças políticas e empresariais.
Yamada foi escolhido em setembro por uma comissão da diretoria da ACP para receber a homenagem na 59ª edição do prêmio que reconhece o empreendedorismo, as histórias de luta e a contribuição com o Estado do Pará, sempre presentes nas principais discussões locais, nacionais e internacionais.
Exemplo de liderança, hoje Fernando Yamada é vice-presidente do Grupo Y. Yamada que tem 62 anos no mercado paraense, com supermercados, lojas de departamento, farmácias, concessionárias, empresa de factoring, operadora de cartão de crédito e agência de viagens.
Ele começou a trabalhar nas lojas do grupo ainda na juventude, passando por várias funções. A partir de 1988 o empresário se dividia entre a direção do Grupo Y.Yamada com a liderança de entidades de classe e outras funções. Foi secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração; já presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belém, a Federação da CDL, Sebrae-Pará, Associação Paraense de Supermercados (Aspas) e ainda preside a Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Pará. Teve atuação destacada também no Fórum de Entidades Empresariais, Fecomércio e Senac.
Premiação
Em 1953, a Associação Comercial do Pará, instituiu o Diploma de Comerciante do Ano, para agraciar comerciantes pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento social e econômico do estado.
Em 1980, a premiação mudou de nome e passou a "Empresário do Ano", tendo em vista o caráter eclético e multissetorial da entidade, que engloba atividades empresariais diversificadas. Hoje é a mais reconhecida honraria concedida no Estado do Pará e a cada ano contempla um empresário.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Aspas/Portal Abras