A Nestlé acredita que este ano será tão desafiador quanto foi 2012, quando teve crescimento de vendas mais fraco que o esperado na Ásia e nas Américas. O maior grupo alimentício do mundo viu as vendas orgânicas subirem 5,9% no ano passado, para 92,2 bilhões de francos suíços, em linha com a estimativa média de analistas, e marcando ligeira recuperação ante o terceiro trimestre, quando houve alta de cerca de 5%.
Entretanto, as vendas nas Américas, que contribuem com perto de um terço do total, cresceram 5,2%, enquanto Ásia, Oceania e África - equivalentes a cerca de 20% das vendas - tiveram aumento de 8,4%. Ambos desempenhos ficaram abaixo do previsto por analistas.
Como destaque positivo, analistas indicaram o crescimento de 6,4% no segmento de águas engarrafadas, impulsionado por fortes vendas de marcas premium como San Pellegrino e Perrier, assim como da marca de baixo custo Pure Life.
"O ambiente [de negócios] parece ser tão desafiador em 2013 quanto o foi em 2012", afirmou o presidente-executivo da Nestlé, Paul Bulcke. "Mas 2013 vai novamente oferecer oportunidades para aumentar nossas vantagens competitivas [e] trazer nossas oportunidades de crescimento."
A companhia reiterou a estimativa de crescimento orgânico de vendas entre 5% e 6% neste ano.
A suíça informou que obteve um lucro líquido de 10,6 bilhões de francos suíços (US$ 11,55 bilhões) no ano cheio de 2012. Em 2011, o lucro da empresa foi de 9,5 bilhões de francos suíços (US$ 10,35 bilhões). As vendas da Nestlé atingiram 92,2 bilhões de francos suíços (US$ 100,5 bilhões), acima dos 83,6 bilhões de francos (US$ 91,110 bilhões) em 2011.
Veículo: DCI