Amanhã os brasileiros conhecerão a nova campanha de marketing da Coca-Cola para a Copa do Mundo de 2014. No intervalo do "Jornal Nacional" será exibido pela primeira vez o filme "Manifesto Coca-Cola", que tem como tema "Copa de Todo Mundo". A companhia não divulga o investimento na operação, mas adianta que será o dobro do aplicado no Mundial de 2010, na África do Sul, e o maior já realizado em seus 70 anos de presença no Brasil.
O plano de investimentos da companhia entre 2012 e 2016 está estimado em R$ 14 bilhões, incluindo novas plantas, logística, marketing e outros.
Principal patrocinadora do Mundial de Futebol, a Coca-Cola fechou é parceira da Fifa desde 1978. Além do filme e das peças de marketing, a empresa vai apostar em embalagens decorativas e promoções nas redes sociais. A campanha "Copa de Todo Mundo" ficou a cargo da filial brasileira da agência Wieden + Kennedy, e a identidade visual das peças é assinada pelo grafiteiro paulista Speto. Na última quarta-feira o filme da campanha foi apresentado em primeira mão a jornalistas dos 12 estados que vão sediar o Mundial, durante coletiva de imprensa no Rio de Janeiro. Mais do que turbinar as vendas, a Coca-Cola prevê uma estratégia mais perene. "Nossa estratégia é focada no crescimento de longo prazo da companhia, não apenas em um crescimento pontual das vendas. É um momento para conectar a marca, aumentar o potencial de negócios e contribuir para mudar o patamar socioeconômico do País. Isso porque com o aumento da renda e do consumo ganhamos todos", observa Michel Davidovich, vice-presidente e gerente-geral da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo.
O conceito de inclusão foi a inspiração para a campanha de marketing e as ações da Coca-Cola durante o Mundial, por isso o tema "Copa de Todo Mundo". A proposta é pegar carona nas tentativas de inclusão social protagonizadas no País ao longo dos últimos anos, que empurrou a nova classe média para o centro do consumo. "O Brasil é o País de todo mundo, o futebol é o esporte de todo mundo e a Coca-Cola é a bebida de todo mundo", diz Javier Meza, VP de marketing da marca
Veículo: DCI