Mulheres compram mais por impulso emocional que os homens, revela estudo

Leia em 1min 20s

Estudo divulgado nesta terça-feira (12) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que as mulheres fazem mais compras motivadas por impulsos emocionais do que os homens. Para eles, a insatisfação com o trabalho é uma das razões que mais os influenciam na hora de comprar.

Segundo o levantamento, 49% das mulheres admitiram comprar movidas por algum impulso como baixa autoestima, problemas relacionados à vaidade e insegurança com a aparência. Entre o público masculino, 45% revelaram que o descontrole nas compras é devido à ansiedade com algum evento, por exemplo, proximidade de viagens, férias ou festas.

A tensão pré-menstrual é outro fator que leva as mulheres a consumir, mencionado em 32% dos casos. Entre eles, 38% citaram situações de crise relacionadas ao trabalho. 

De acordo com a economista responsável pelo estudo, Ana Paula Bastos, a inserção delas no mercado de trabalho e o maior poder aquisitivo também contribuiu para o crescimento do consumo entre o público feminino.

O estudo constatou ainda que 43% das mulheres e 41% dos homens não conseguem guardar parte dos rendimentos até o final do mês. Entre aqueles que conseguem, 70% das mulheres e 76% dos homens juntam o dinheiro para momentos de emergência.

Em relação ao planejamento orçamentário, a pesquisa mostrou que 34% dos homens fazem apenas o planejamento pessoal, já 35% das mulheres não fazem nenhum tipo de planejamento. 

A pesquisa ouviu 646 pessoas em todas as capitais do país, proporcional ao tamanho da população economicamente ativa de cada cidade. O estudo tem margem de erro de 3,9%.



Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

Lacta traz novidades para este ano

A Lacta chega à Páscoa 2013 com o intuito de presentear, e vai colocar à venda 28 milhões de...

Veja mais
Preço de ovos de Páscoa pode variar quase 60%, segundo Procon

Órgão de defesa do consumidor analisou 157 diferentes produtos em 10 estabelecimentos da RMRQuem ainda n&a...

Veja mais
Pêssego importado ganha espaço em suco e compota

A expectativa de que o Brasil se tornaria autossuficiente na produção de pêssegos não se conc...

Veja mais
Páscoa terá maior procura por chocolates premium

Melhoria da renda altera os hábitos dos brasileiros, diz a FecomércioMotivados pelas condiçõ...

Veja mais
Governo autoriza reajuste no preço de medicamentos

Reajuste de preços de medicamentos entra em vigor a partir de 30 de marçoO governo, por meio do Conselho d...

Veja mais
Sem crescer em 2012, fabricante de ovos busca alternativas

Depois de um 2012 sem crescimento nas vendas de produtos de Páscoa, o setor espera para este ano um avanço...

Veja mais
Planalto cria grupo de trabalho para tentar evitar apagão logístico

Grupo vai discutir saída para superar os entraves logísticos que dificultam a exportação da ...

Veja mais
Lojas de brinquedos têm de concorrer com eletrônicos

Ao lidar com o público infantil, que cada vez mais se assemelha ao adulto em relação a hábit...

Veja mais
Clima favorece demanda por laranja in natura no País

A demanda pela laranja no mercado in natura tem sido considerada boa por agentes consultados pelo Cepea, devido ao clima...

Veja mais