A Samsung Electronics afirmou na sexta-feira que seu lucro operacional no primeiro trimestre será maior que o esperado, depois que a maior companhia de produtos eletrônicos de consumo do mundo em faturamento aumentou suas vendas de smartphones mais baratos nos mercados emergentes, apesar da crescente guerra de preços e redução da demanda nos mercados desenvolvidos.
A companhia sul-coreana estima que seu lucro operacional chegou a 8,7 trilhões de won (US$ 7,7 bilhões) nos primeiros três meses do ano, um crescimento de 53% sobre o mesmo período do ano passado, enquanto as vendas aumentaram 15% para cerca de 52 trilhões de won. A Samsung anunciará os resultados do trimestre neste mês.
As vendas aquecidas de seu smartphone Galaxy continuam liderando o crescimento neste ano, ao mesmo tempo em que a companhia vem fazendo incursões em mercados emergentes com a ampliação de sua linha intermediária de produtos, já que o mercado de smartphones nos países desenvolvidos dá sinais de saturação. A Samsung oferece mais de 30 modelos que cobrem praticamente todos os segmentos do mercado de smartphones, enquanto a concorrente Apple depende de um único modelo de ponta.
Analistas consultados pela Reuters estimam que a Samsung vendeu 70 milhões de smartphones no período de janeiro a março, em comparação aos 63 milhões do mesmo período de 2012, enquanto as vendas do iPhone da Apple podem ter caído cerca de 30% para cerca de 30 milhões no período.
Embora a expectativa de lucros seja maior que as estimativas do mercado, os três primeiros meses do ano representaram o fim de cinco trimestres consecutivos de lucros recordes para a Samsung. Todavia, analistas dizem acreditar que os lucros atingirão um novo patamar de alta no segundo trimestre, com o início das vendas do novo smartphone da Samsung, o Galaxy S4, que deve ocorrer neste mês.
Veículo: Valor Econômico