Designers e fabricantes estão cada vez mais dentro das tendências de moda e criam verdadeiras extensões da roupa no mercado de bijuterias. "A moda de hoje é mais simples e descomplicada. Para concorrer no mercado e trazer produtos mais acessíveis, grandes magazines eliminaram pregas, botões e é ai que entra a bijuteria, com diferentes looks mudando os acessórios. A bijuteria vem ganhando da joia, não só pelo preço, mas porque se pode ter várias peças para combinar com diversas roupas", explica Vera Masi, que é idealizadora da Bijoias, vista como a maior feira profissional do segmento de bijuterias, semijoias e acessórios da América Latina.
O CREBi.com, órgão que analisa e divulga números do mercado de joias, aponta que o setor de bijuterias e semijoias deverá, aliás, superar o mercado de joias este ano. O CREBi.com estima que a joia de ouro perderá mais de 40% de seu mercado nos próximos cinco anos, restringindo-se quase que exclusivamente a joias de noivado e casamento. Em 2013 essa queda já se inicia em 10% do mercado.
Como a moda invadiu o território dos metais preciosos e não preciosos e das pedras preciosas, não só nas formas das peças como nos materiais e metais novos, fabricantes de bijuterias passaram a fazer peças com qualidade de joalheira. "A variedade das peças tem atraído lojistas de todo o Brasil, que visitam a feira Bijoias ávidos pelas novidades da estação. Os looks atuais têm mais pulseiras, colares e brincos, e as mulheres muitas vezes decidem a roupa que vão usar dependendo dos acessórios", diz Vera. Na edição passada da Bijoias foram 16 mil visitantes nos três dias de feira, que movimentou R$ 38 milhões, com incremento de 23% no número de visitantes e 5% em vendas. Já esta 61ª edição da Bijoias será de 25 a 27 de abril, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Veículo: DCI