A Cooperativa Agrícola do oeste do Paraná (Copagril) planeja ampliar em 35% o seu faturamento nos próximos dois anos, indo dos atuais R$ 746 milhões para R$ 1 bilhão. Uma meta que, segundo seu diretor-presidente, Ricardo Silvio Chapla, levou a um investimento de R$ 2,5 milhões em um sistema de gestão empresarial.
Em entrevista ao DCI, Chapla disse que a tecnologia utilizada atualmente atende as necessidades da cooperativa. "Mas com as projeções de crescimento que temos, observamos que era preciso melhorar nossos controles". A intenção é obter um software totalmente integrado ao sistema de gestão empresarial da organização. "Fizemos uma análise de tudo o que existe no mercado e optamos por oferecer soluções para promover a gestão da safra e de contratos com os produtores, oferecendo controle dos recursos humanos e materiais de forma integrada", disse.
Administradora de 20 entrepostos de recebimento de grãos e com lojas agropecuárias, três postos de combustível, três supermercados, duas Unidades Industriais de Ração, uma Estação Experimental e uma Unidade Industrial de Aves, a Copagril buscava a centralização dos dados das áreas de negócios, do setor administrativo e do departamento de controle de grãos. De acordo com Chapla, "as soluções permitirão, ao todo, 658 conexões simultâneas do ERP (sistema de gestão administrativa) e 15 licenças de uso do Business Intelligence (BI) - plataforma de alta performance para análises gerenciais destinada ao alto escalão".
"Buscamos mais eficiência e competitividade; é isso que nossos associados e o mercado exigem. Para conseguir isso, precisamos de indicadores em tempo real que nos permitam tomar decisões rapidamente.
Confiamos que tanto o ERP quanto o BI da empresa Senior, escolhida para fornecer os novos sistemas, vão contribuir para que nossa gestão torne-se ainda mais estratégica", salienta o presidente da Copagril.
Mais abrangente
Antes da aquisição dos novos sistemas, a Copagril contava com solução pouco abrangente para atender seus negócios. A parceria com a Senior se deu após a cooperativa avaliar a importância de eliminar replicação de dados, atualizar sua base tecnológica e melhorar o acompanhamento de mudanças legais.
"Com a integração promovida pelos softwares, esperamos oferecer aos nossos associados mais agilidade no atendimento e segurança na compra e venda dos produtos", ressalta Enoir José Primon, gerente do departamento comercial insumos da cooperativa. "Alcançaremos mais facilidade no acesso às informações operacionais e estratégicas, além da constante evolução para o atendimento às exigências legais."
O executivo destaca, ainda, a aderência da tecnologia oferecida pela Senior ao segmento do agronegócio como decisiva na escolha do fornecedor. "Além do custo-benefício, os softwares trazem bons resultados no que tange a controles de recebimento, armazenamento, comercialização, tributação e gestão financeira", complementa Primon.
Fundada em 1970, a Copagril emprega aproximadamente 2,7 mil empregados. A previsão da empresa é faturar R$ 900 milhões em 2013 e em 2014 ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão.
Desde 2006, a cooperativa utiliza a solução Gestão de Pessoas da Senior. Todo o processo de implantação, suporte e atendimento à Copagril será realizado pelo canal de distribuição Prisma Informática, de Cascavel (PR).
"Com a solução Senior, será possível reduzir tempo e custo nas atividades essenciais para o negócio da Copagril, o que melhora sua competitividade no mercado. Alguns pontos nos credenciaram para fazermos a implementação dos novos sistemas: somos fornecedores da Copagril desde 2006, conhecemos o core business deles, temos ferramentas avançadas para entregar e representamos a marca Senior, que tem tecnologia de ponta e é altamente aderente ao agronegócio." A Senior é uma desenvolvedora brasileira de sistemas para gestão.
Veículo: DCI