Classe C: expansão impulsiona comércio em bairros populares

Leia em 2min 40s

Em passagem por bairros populares  de Salvador, como Brotas, Itapuã, Cajazeiras e Cabula, tropeçamos em cada esquina com lojas de confecções, padarias, mercadinhos, lanchonetes e uma enorme variedade de pequenos empreendimentos capazes de suprir a maior  parte das necessidades dos moradores. O chamado negócio de bairro cresce junto com a classe C, que chega a 53% da população brasileira. Características como necessidade de poucos funcionários e baixo investimento inicial fazem deste tipo de empreendimento um mercado atraente para iniciantes.

Com o sonho de ser o próprio patrão, pouca experiência e nenhuma pesquisa de campo, Jônatas de Jesus abriu há 4 anos a Pouco Dindim Materiais de Construção. Morador de São Cristóvão, a principal condição para a empreitada era que o ponto comercial fosse no bairro. "O empresário trabalha muito e por isso  vive muito só, então este contato com os clientes do  bairro é importante. Aqui acaba sendo o meu círculo social, conheço bem os meus clientes", revela o empreendedor.
 
Segundo dados da Secretaria de Assuntos Estratégicos  do Governo Federal (SAE), na última década 25 milhões de pessoas deixaram a linha da pobreza para engrossar a chamada classe média, composta por famílias com renda mensal per capita entre R$ 291 e R$ 1.019. Com a ascensão e a criação de cerca de 15 milhões de postos de trabalho, esse estrato social vê seu potencial de consumo em crescimento. Os bairros populares são a melhor via para tirar proveito deste cenário. 

Populosos e geralmente de grande extensão territorial, os bairros populares detêm boa parte dos pequenos negócios das cidades brasileiras. Além disso, têm uma população bastante heterogênea, como é típico na nova classe média. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) não dispõe de uma pesquisa  estatística dos empreendimentos por bairro, mas  levantou  as localidades com maior concentração de micro e pequenas empresas e chegou a um roteiro para o programa Negócio a Negócio, de auxílio aos negócios de bairro.

O foco do programa do Sebrae está nas seguintes localidades, classificadas como bairros empreendedores: Brotas, Cabula, Cajazeiras, Itapuã, Itapagipe, Liberdade, Pau Miúdo, Pau da Lima, Paripe e Pernambués. A ação consiste em bater na porta do pequeno empresário e fazer um diagnóstico do seu negócio. Tanto a avaliação como as soluções também são entregues no local, gratuitamente, para facilitar a vida dos empreendedores. Depois, outras visitas são feitas para verificar se as orientações estão sendo bem aplicadas.      

Resultados - Jônatas recebeu uma visita do agente de orientação empresarial do programa e garante que  já começou a ver resultados. Todas as orientações foram adequadas ao tipo de negócio. "Tudo era dúvida, então ele veio e fez um levantamento com perguntas e respostas", relata. O diagnóstico foi que o empresário não tinha conhecimento sobre gestão.

Depois de alguns cursos e de uma "bula" fornecida pelo Sebrae, o comerciante melhorou o atendimento aos clientes e o que considerava seu principal problema. "Fui muito bem orientado sobre estoque,  porque às vezes temos um estoque grande de materiais  que não têm muito giro. Agora sei comprar e estocar melhor", afirma Jônatas. Além disso, os cursos ajudaram a formar uma  rede de contatos.



Veículo: A Tarde - BA


Veja também

Novo suco Camp

Da Fruta 2Chega ao varejo este mês o suco Camp de laranja em gominhos. A General Brands investiu R$ 1 milhã...

Veja mais
Do Pomar lança Petit Fruit

Da Fruta 1A marca brasileira Do Pomar lança a Petit Fruit, linha de purês de fruta. Projeto de 1 milh&atild...

Veja mais
Indústria contrata

Indústria espera abrir até 350 mil vagas este ano, depois de ter cortado 1,4% do pessoal em 2012Com aqueci...

Veja mais
Havaianas é a marca mais querida pelo brasileiro, diz pesquisa

O conjunto de experiências que o consumidor tem com uma marca – desde ligar para o call center e ser bem ate...

Veja mais
Apesar dos baixos índices de desemprego, bons postos de trabalho 'encolheram'

Oferta de cargos com bons salários e benefícios não acompanhou o boom que o mercado vive para baixa...

Veja mais
Produtor rural está mais consciente ao tomar crédito

O produtor rural está mais consciente e mais técnico ao tomar crédito das instituiçõe...

Veja mais
Dia das Mães deverá ofertar 31,5 mil vagas de trabalho temporário no Brasil

Considerado o “segundo Natal” para o comércio brasileiro em desempenho de vendas, o Dia das Mã...

Veja mais
Comércio varejista retoma crescimento na RMR em março

O mês de março foi proveitoso para o comércio varejista na Região Metropolitana do Recife (RM...

Veja mais
Gargalos para a exportação de soja preocupam governo federal

O caos logístico, que provoca atrasos de 30 a 40 dias nos embarques das commodities agrícolas nos portos b...

Veja mais