O Arroz Vitaminado chega aos supermercados brasileiros através da Urbano

Leia em 4min 40s

Arroz Urbano 2013
Arroz Urbano 2013-02
Com tecnologia das Instituições sem fins lucrativos internacionais PATH e GAIN e produzido pela Urbano Agroindustrial, o arroz vitaminado visa combater a desnutrição de micronutrientes dos brasileiros


A Urbano Agroindustrial, terceira maior beneficiadora de arroz e feijão do Brasil, está lançando o Arroz Vitaminado Urbano, que enriquecido com vitaminas B1 (Tiamina), B9 (Ácido Fólico) e minerais Ferro e Zinco, supre, aproximadamente, 1/3 das necessidades diárias destes micronutrientes para adultos, quando consumido uma porção de 50 g.


Os grãos com o mesmo formato, cor e tamanho do arroz tradicional são reconstituídos de uma combinação de farinha de arroz, micronutrientes selecionados e ingredientes protetores dos micronutrientes. Ou seja, um arroz 100% natural, com mais vitaminas, mais saudável, sem adoção de processos químicos, com o mesmo sabor e modo de preparo.


Segundo análise de 35 estudos científicos publicados, estima-se que no Brasil a prevalência de anemia em crianças atinge níveis superiores a 40%. A fome oculta, caracterizada pela falta de vitaminas e minerais essenciais, pode comprometer o sistema imunológico das crianças, bem como o seu desenvolvimento físico e cognitivo durante a formação nos primeiros anos. Os Estados Unidos e a Europa fortificam alimentos básicos desde os anos 1920, a fim de garantir que a população receba os micronutrientes necessários para uma boa saúde. Hoje, os governos de mais de 50 países utilizam a fortificação de alimentos básicos. Antes do advento da tecnologia Ultra Rice, no entanto, não existia uma forma prática de fortificar o arroz.


O diretor comercial da Urbano, Renato Franzner, destaca que "o arroz é o alimento base da população brasileira, e a fortificação deste grão contribui para a mais rápida disseminação dos micronutrientes, já que não requer a necessidade de mudança dos hábitos alimentares e está presente diariamente na mesa dos brasileiros. Lançamos o produto com característica social, reduzindo a margem de lucro na indústria e sugerindo que seja assim também nos pontos de venda".


A embalagem do Arroz Urbano Vitaminado segue a mesma linha de comunicação da marca, com ênfase para as vitaminas e minerais aplicados em sua composição. O produto é o primeiro a receber o selo de qualidade da categoria Vitaminado, conferido pela Universidade Federal de Viçosa através de um processo criterioso que verifica tanto a qualidade da produção do arroz fortificado como a presença dos micronutrientes em suas devidas dosagens no produto. O Arroz Urbano Vitaminado será comercializado em embalagens de 1 kg e 5 kg, nas versões branco e parboilizado.


Tecnologia do Arroz Fortificado


A tecnologia do Ultra Rice foi desenvolvida pela Bon Dente International e transferida em 1997 para a PATH, que em parceria com a GAIN, promove a fortificação de alimentos básicos em diversos países. No Brasil, a transferência da tecnologia foi realizada para a Urbano, que assumiu o compromisso de manter o preço baixo, garantindo o acesso a todos.


Sobre a Urbano


Fundada em 1960, a Urbano Agroindustrial é uma das três maiores empresas de arroz e feijão do Brasil, consolidando-se entre as maiores e mais importantes empresas de alimentos do país. Com sede em Jaraguá do Sul/SC, possui filiais nas cidades de São Gabriel/RS, Meleiro/SC, Sinop/MT, Pouso Redondo/SC, Cabo de Santo Agostinho/PE, Guarulhos/SP, Ponta Grossa/PR, Várzea Grande/MT, Gaspar/SC e Joinville/SC.


São mais de 110 mil m² de área construída e empregando mais de 900 colaboradores diretos. Com tecnologia de última geração, suas unidades podem produzir mais de 50 mil toneladas de alimentos por mês e armazenar mais de 350 mil toneladas de arroz em casca e feijão.


Os produtos da marca chegam às mesas dos brasileiros com as marcas Urbano, Tio Urbano e Super Máximo, entre outras.


Sobre a PATH


A PATH é uma organização internacional sem fins lucrativos que transforma a saúde global através da inovação. Atuamos com um enfoque empreendedor no desenvolvimento e distribuição de soluções de alto impacto e baixo custo, desde vacinas e dispositivos que salvam vidas até programas em colaboração com as comunidades. Através do nosso trabalho em mais de 70 países, a PATH e nossos parceiros empoderamos as pessoas para atingirem seu pleno potencial.


A PATH está trabalhando com parceiros no Brasil para ampliar o acesso do consumidor brasileiro ao arroz fortificado, contribuindo assim para a saúde e nutrição da população como um todo. A PATH desenvolveu uma tecnologia eficaz e de baixo custo para enriquecer o arroz que preserva os nutrientes mesmo quando o arroz é lavado e deixado de molho antes do cozimento. Essa tecnologia, denominada Ultra Rice, já está sendo utilizada com sucesso na Índia, Colômbia, Mali, Burundi e Camboja, bem como no Brasil. A PATH está ajudando a construir uma cadeia de produção e distribuição do arroz fortificado através de arrozeiras, varejistas e canais do setor público.


Para mais informações, visite www.path.org.


Sobre a GAIN


A Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN) é uma Aliança Global para a melhoria da alimentação guiada pela visão de um mundo livre da desnutrição. Criada em 2002 numa Sessão Especial sobre a Criança na Assembleia Geral da ONU, a GAIN apoia parcerias público-privadas para ampliar o acesso aos nutrientes que porventura possam estar presentes em quantidade reduzida na dieta da população.


Para mais informações, visite www.gainhealth.org.



Fonte: Assessoria de Comunicação da Urbano

 


Veja também

Antigos donos iniciam saída das Casas Bahia

Após tentar reaver o negócio, vendido ao Pão de Açúcar, família Klein vai vend...

Veja mais
Klein propõe venda de ações da Viavarejo

Depois de tentar reassumir o controle da empresa do Pão de Açúcar, empresário quer vender um...

Veja mais
Minha Casa terá cartão para compra de eletrodomésticos

O governo deve estabelecer uma taxa de juros de 5% ao ano para o financiamento dos produtosQuem comprar uma casa pr&oacu...

Veja mais
Com safra antecipada, usinas do Centro-Sul moem 41 milhões de toneladas de cana

Com a antecipação da colheita, a moagem de cana-de-açúcar pelas usinas do Centro-Sul, desde ...

Veja mais
Preço da banana tem nova alta em Belém

Segundo pesquisa do Dieese-PA, o preço da fruta subiu 12,4% em abril O preço da banana sofreu novo reajust...

Veja mais
Parceria ajudará economia

País europeu vai trazer investimentos para pequenas e médias empresasAs pequenas e médias empresas ...

Veja mais
Família Klein inicia saída da Casas Bahia

A família Klein, fundadora da Casas Bahia, iniciou movimento para se retirar do negócio, ao comunicar a of...

Veja mais
Conjunto de 34 produtos custa R$ 3,98 mais no Grande ABC

Os consumidores que fizerem compras nos mercados instalados no Grande ABC notarão que os preços estã...

Veja mais
Desoneração não reduz preço da cesta básica

As sucessivas altas nos preços dos alimentos fazem com que os clientes não sintam os efeitos da desonera&c...

Veja mais