País europeu vai trazer investimentos para pequenas e médias empresas
As pequenas e médias empresas serão prioridade em parcerias entre a Alemanha e o Brasil, afirmou ontem a presidente Dilma Rousseff, durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em São Paulo.
De acordo com Dilma, o estímulo a investimentos em pequenas e médias empresas pode trazer não só benefícios comerciais, mas em pesquisa e inovação para todos os setores da economia.
– As exportações alemãs englobam um grande número de empresas menores que produzem bens de alto valor agregado. Este é nosso desafio: elevar e tornar estratégico o número de micro, pequenas e médias empresas que possam agregar valor – destacou a presidente.
Antes do anúncio, a estratégia havia sido comentada pelo presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, ao afirmar que a Alemanha é um modelo a ser seguido.
No país europeu, 99% das empresas são de pequeno e médio porte e responsáveis por um faturamento que corresponde a 66% do seu PIB.
Disposta a receber empresas brasileiras
Pela primeira vez no país, o presidente da Alemanha, Joachim Gauck, lembrou que existem cerca de 1,6 mil empresas alemãs instaladas no Brasil e, classificando o governo brasileiro como protecionista, destacou que a Alemanha está disposta a receber mais empresas brasileiras – atualmente existem 50 delas no país.
Veículo: Diário Catarinense