Estado tem a maior safrinha da história

Leia em 2min 20s

Produção cresceu 219% em cinco anos.

Minas Gerais está colhendo a maior safrinha de milho da história, um volume estimado de 560,7 mil toneladas, informa o Instituto Brasileiro de Geografica e Estatística (IBGE) com base em levantamento realizado no mês de abril. De acordo com avaliação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o volume equivale a 7,6% da safra total do grão no Estado, que deve alcançar 7,4 milhões de toneladas.

A safrinha é resultado do cultivo em áreas antes ocupadas com cultivo geralmente de soja precoce, no caso de Minas Gerais. O milho pode ser cultivado também por meio da rotação de cultura, explica Luiz Fernando Ferreira, coordenador técnico estadual (Upec) da Emater-MG, vinculada à Seapa.

Ele ainda explica que o plantio da safrinha pode ser destinado também à produção de semente, opção feita pelos produtores de Unaí (região Noroeste do Estado) no ano passado. "A definição do plantio de safrinha depende das perspectivas de mercado", enfatiza.

Para o superintendente de Política e Economia Agrícola da Seapa, João Ricardo Albanez, os dados atuais da safrinha de milho sinalizam para o crescimento desse cultivo em Minas. "Há cinco anos, a produção estadual era de 176 mil toneladas. Portanto, o crescimento nesta safra é de 219%", informa.

Albanez diz que a safrinha de milho também é crescente no Brasil e deve alcançar 43,2 milhões de toneladas ante os 39,1 milhões de toneladas registrados em 2012. "O volume equivale a 55,3% da safra nacional de milho, sendo o Mato Grosso líder da produção, com 15 milhões de toneladas. Em segundo lugar está o Paraná, com 10,2 milhões de toneladas, ficando o Mato Grosso do Sul em terceiro com 6,1 milhões de toneladas.

Segundo o IBGE, no início dO ano havia a sinalização de interesse dos agricultores mineiros em aumentar a produção de milho safrinha, o que se confirmou. Em abril foram reavaliadas pelos pesquisadores do instituto as áreas em lavouras do Triângulo Mineiro, e os pesquisadores identificaram cultivo também em diversos municípios do Centro-Oeste.

Regiões - No ranking das regiões das regiões produtoras de segunda safra, a Noroeste está em primeiro lugar, com 246,5 mil toneladas, 43,9% do total. Depois vem o Alto Paranaíba, com 125,2 mil toneladas, participação de 22,3%. Triângulo e Sul de Minas têm 94,9 mil toneladas (16,9%) e 54,9 mil toneladas (9,8%), respectivamente. Norte e Centro Oeste registram participações de 20,7 mil toneladas (3,7%) e 10,8 mil toneladas (2%).

Entre os municípios que apresentam maior produção de milho safrinha, a liderança é de Paracatu (Noroeste), com estimativa de 88,2 mil toneladas. O segundo colocado é Coromandel (Alto Paranaíba), 79,8 mil toneladas, e no terceiro lugar está Unaí (Noroeste), 72 mil toneladas. Boa Esperança (Sul) e Buritis (Noroeste) têm estimativas de 40,5 mil toneladas e 33,6 mil toneladas.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Preços sobem no Brasil, seguindo Chicago

Movimentação melhorou nas principais praças, mas ainda em pequenos volumes.Os preços da soja...

Veja mais
Exportação de soja deve atingir 38,5 mi/t em 2013

A produção brasileira de soja na temporada 2012/13 deverá totalizar 82,336 milhões de tonela...

Veja mais
Consumidor quer saber onde sua roupa é feita

A revolução que tomou conta do setor alimentício se expandiu para o comércio: a origem impor...

Veja mais
Varejo segue com vendas firmes em abril

As vendas no varejo avançaram 0,9% no mês de abril, na comparação com março, de acordo...

Veja mais
No país, previsão é crescer 5%

São Paulo - O crescimento da atividade no comércio no país em função do Dia dos Namor...

Veja mais
Confins ainda é subutilizado para cargas

IBGE coloca terminal da Grande BH na décima posição em movimentação de mercadorias.Ap...

Veja mais
Alpargatas dá início à produção neste sábado

Numa primeira etapa serão fabricados 31 milhões de pares por ano.Um ano e meio após o anúnci...

Veja mais
Saldo positivo em MG sobe 1,65%

O saldo de emprego formal em Minas Gerais aumentou 1,65% nos quatro primeiros meses deste ano frente ao mesmo perí...

Veja mais
Meios de pagamentos digitais esquentam mercado de tablets

A WonderMedia Technologies, subsidiária da VIA Technologies, lança os tablets Turnkey com 10,1 "e 7" basea...

Veja mais