São Paulo - A multinacional de consumo Unilever anunciou ontem que será inaugurado em outubro seu 10º centro de distribuição (CD) no país, localizado na cidade de Pouso Alegre (Sul de Minas), com o objetivo de abastecer as cidades da região Sudeste. No mesmo dia, informou que vai construir sua 10ª fábrica no Brasil, na cidade de Aguaí, interior de São Paulo, próximo à divisa com o Estado. Será a primeira unidade produtiva da companhia a ser totalmente construída - desde a planta - após cerca de 10 anos.
Segundo o presidente da companhia no país, Fernando Fernandez, ainda não dá para falar quais itens serão produzidos no local, mas as operações terão início em 2015 e alguns produtos serão inéditos em território brasileiro.
Instalada num terreno de um milhão de metros quadrados, ela será a maior fábrica da companhia e seguirá os níveis mais exigentes de sustentabilidade. "Já temos fábricas de algumas categorias, como sorvete, produto para cabelo e para roupas, que já trabalham na capacidade máxima", disse Fernandez, após evento promovido pela companhia para apresentar os resultados e metas em sustentabilidade.
A empresa, porém, não falou em volume de aportes. "Temos investido e vamos investir cerca de R$ 2 milhões nas nossas marcas por ano e cerca de R$ 500 milhões em produção e distribuição. Já em novas fábricas, a cifra supera a soma", disse.
O executivo aposta no crescimento do setor de consumo brasileiro, principalmente no segmento de higiene pessoal e limpeza. " um setor que tem crescido a um ritmo forte. Os consumidores estão comprando esses itens com mais freqüência e a inclusão da mulher no mercado de trabalho vem impulsionando esse desempenho", afirmou. A região Nordeste continua sendo uma praça importante para as vendas da companhia. Hoje, as vendas para a região representam entre 20% e 25% do total.
Faturamento - As operações da Unilever no Brasil representam 8% do faturamento global da companhia, de 55 milhões de euros em 2012. "Em 2012, a receita líquida da Unilever Brasil cresceu 14% ante 2011 e neste primeiro trimestre alcançamos um percentual maior", disse Fernandez, sem revelar quanto.
A meta global da companhia é dobrar do tamanho de 2008, quando faturou 40 bilhões de euros, até 2020. "Acredito que para as operações brasileiras será mais rápido. O consumo está crescendo a um ritmo mais acelerado no país", completou. Fernandez comentou que todas as categorias de produtos da empresa têm apresentado crescimento de participação de mercado, o que sustenta as projeções da companhia.
Além de dobrar de tamanho até 2020, a Unilever quer reduzir pela metade o impacto ambiental de sua produção. Na área de manufatura (produção), a empresa já reduziu, no Brasil, 31% do consumo de água. Também possui quatro fábricas que não usam aterro para o descarte de seus materiais e quer chegar à totalidade das dez unidades até 2015. E 100% da soja e do óleo de palma adquirido no país vem de fornecedores certificados socioambientalmente.
Veículo: Diário do Comércio - MG