Nos primeiros quatro meses de 2013 a produção da indústria brasileira de pneus apresentou expansão de 4%, passando de 21,44 milhões de unidades no ano anterior para 22,30 milhões de unidades, de acordo com os dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos
Já o setor automotivo cresceu 17% no mesmo período do ano passado, segundo dados da Anfavea. “A diferença entre esta expansão e a queda na fabricação de pneus corresponde às perdas de posição no mercado, onde a importação cresce continuamente, devido à competição desigual”, diz o presidente da Anip, Alberto Mayer. Ele explica que boa parte dos importados entra no país de forma irregular ou é de baixa qualidade e, se submetida à verificação não receberia aprovação do Inmetro.
“Além disso, esses produtos importados, especialmente da Ásia, que já não enfrentam o Custo Brasil, deixam de cumprir as exigências ambientais de recolhimento para destinação correta dos inservíveis, que para a indústria brasileira representa um ônus anual da ordem de R$ 80 milhões”,acrescenta Alberto Mayer.
A importação de pneus (exceto duas rodas) aumentou 25,5% na comparação entre os primeiros quadrimestres de 2012 e 2013, passando de 7,76 milhões de unidades para 9,73 milhões de unidades. A principal origem desses importados é a Ásia, com as compras do maior fornecedor, a China, passando de 4,42 milhões de unidades para 5,16 milhões de unidades, uma expansão de 16,5% nos primeiros quatro meses de 2013 em relação a 2012. Já a exportação de pneus brasileiros seguiu caminho oposto, com queda de 10,6% no mesmo período, passando de 4,78 para 4,27 milhões de unidades.
Veículo: Empresas e Negócios