P&G vai ampliar em 50% os lançamentos

Leia em 3min

Novo presidente da P&G Brasil, Alberto Carvalho, planeja agilizar a vinda de produtos globais para o País e lançar mais de 200 itens em um ano

O executivo Alberto Carvalho assumiu a presidência da P&G no Brasil em dezembro de 2012 com uma missão: trazer os produtos mais inovadores do portfólio global da empresa para o País. A meta de Carvalho é lançar 200 novos produtos no Brasil em um ano a partir de julho - um volume 50% superior ao lançado nos 12 meses anteriores.

"O consumidor brasileiro está mais exigente e merece o melhor produto que temos no mundo", explicou Carvalho ontem, em sua primeira entrevista como CEO da P&G Brasil, multinacional americana dona de 24 marcas no País como Pantene, Ariel, Gilette e Pampers.

A inovação é a aposta de Carvalho para manter a expansão da P&G no Brasil nos próximos anos. A empresa não abre o faturamento no País, mas diz que cresceu 23% ao ano nos últimos dez anos no Brasil. Apenas no segmento de beleza e cuidados pessoais, sua participação de mercado saltou de irrisórios 0,9% para 9,2% entre 2003 e 2012, segundo dados da consultoria Euromonitor.

Mesmo com a desaceleração da economia brasileira, o presidente da P&G diz que é possível manter o ritmo de expansão. "Ainda existem muitas oportunidades no Brasil. O consumo ainda cresce acima do PIB e existe uma demanda latente por produtos inovadores, principalmente na classe C", disse.

Carvalho é o primeiro executivo brasileiro a comandar a operação da P&G no Brasil. Ele entrou na empresa como analista de marketing na área de cabelos em 1991, mas passou os últimos 16 anos no exterior como executivo de outras subsidiárias da P&G, antes de assumir, aos 47 anos, o comando da operação brasileira.

Quando saiu do País, o mercado brasileiro tinha posição secundária na agenda de inovação da P&G. "Os produtos chegavam aqui muito depois. A empresa era uma gigante lá fora, mas aqui no Brasil era praticamente desconhecida", lembra.

Esse descompasso entre os lançamentos no exterior e no Brasil ainda existe, mas vem diminuindo. O sabão para lavar roupas Ariel líquido, por exemplo, chegou ao País em 2008, cerca de 30 anos depois do lançamento global. Já a fita de clareamento dentário Oral-B 3D White foi lançada no fim do ano passado no País, quatro anos depois do varejo internacional. A linha de cosméticos Pantene Expert chegou aos supermercados americanos em janeiro e estará no Brasil em julho. "Queremos reduzir esse 'delay' ao máximo e, se possível, a zero", diz Carvalho.

Corrida. A P&G não está sozinha na corrida por lançamentos no Brasil. Sua principal rival, a Unilever, pretende renovar em 75% o portfólio de suas 30 marcas vendidas no País, com novos produtos e embalagens.

O esforço das empresas em inovar visa atender uma demanda cada vez maior por produtos mais sofisticados de consumidores de todas as classes sociais. "A classe C prioriza mais o benefício do produto do que o preço na decisão de compra", disse a sócia-diretora da consultoria Plano CDE, Luciana Aguiar.

O reforço dos lançamentos também deve levar as empresas de bens de consumo a aumentar capacidade de produção no Brasil. A Unilever anunciou neste ano a construção de sua décima fábrica no Brasil em Aguaí (SP), que deverá estar pronta em 2015. Já a P&G está com as suas seis fábricas em fase de expansão e deve anunciar novos projetos de ampliação do parque fabril este ano.



Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Importados atrapalham setor de pneus

As fabricantes brasileiras de pneus vêm em crescimento, apesar de serem prejudicadas pela enxurrada de importados,...

Veja mais
Plataforma virtual para agricultores recebe novos mecanismos de comercialização

Objetivo é aproximar e ampliar o contato, por meio da internet, entre os agricultores familiares, seus clientes e...

Veja mais
Produção de queijo terá intercâmbio com franceses

Reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artí...

Veja mais
Mercado de licenças no País inicia expansão internacional

Após atingir um faturamento de R$ 7,5 bilhões em vendas para o consumidor final no Brasil em 2012, segundo...

Veja mais
Comissão do Senado aprova projeto que pode reduzir preço do pão

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça-feira (21) projeto que exclui da bas...

Veja mais
Vendas no comércio devem subir 5% no Dia dos Namorados

As vendas do comércio brasileiro na semana que antecede o Dia dos Namorados devem aumentar 5% em relaç&ati...

Veja mais
Procter & Gamble acelera ritmo de lançamentos

A americana Procter & Gamble (P&G) era uma empresa com um pequeno portfólio e pouco conhecida no Brasil, ...

Veja mais
Disputa pelo tempo do consumidor marca fase atual

A nova geração de consoles de videogame, composta pelo Wii U, da Nintendo (lançado no fim de 2012),...

Veja mais
Novo console Xbox é apresentado

A Microsoft apresentou, ontem, o console de videogame Xbox One, sucessor do Xbox 360, que está no mercado h&aacut...

Veja mais