Objetivo é aproximar e ampliar o contato, por meio da internet, entre os agricultores familiares, seus clientes e fornecedores em todo o País
A Rede Brasil Rural (RBR), criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), completa um ano de existência. A iniciativa já conta com 600 empreendimentos de agricultores registrados, beneficiando cerca de 200 mil trabalhadores rurais. A nova RBR contará com a criação de uma plataforma de busca, com a geração de mapas e catálogos de fornecedores.
De acordo com o coordenador da Rede, Marco Antônio Viana Leite, existem projetos em andamento ainda este ano, como a criação de um site para abrigar a campanha Brasil Orgânico Sustentável e a formalização de parcerias, com dezenas de empresas de sementes, mudas e de insumos orgânicos que tornarão mais dinâmicas e rentáveis as atividades dos agricultores familiares.
A iniciativa conta com parcerias do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih).
Parceria
Com o apoio do MDA à parceria, realizada entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a RBR está criando um mecanismo que possibilite às empresas que prestam o atendimento nos refeitórios da CUT a compra direta da agricultura familiar.
A expectativa é estreitar, ainda mais, a parceria com a autarquia e, assim, contemplar o público do campo. “Estamos discutindo com o Incra outras ações como o uso da Rede Brasil Rural para programas como o Terra Sol. A ideia é que a gente possa aproximar os agricultores familiares, os assentados da reforma agrária, com as políticas já ofertadas”, explica o coordenador da Rede.
Capacitação
Durante o primeiro ano de vigência, foram promovidos 40 eventos de capacitação e de divulgação da Rede em 25 estados, com a presença de, aproximadamente, duas mil pessoas. Participou também de dez feiras e exposições de grande porte, como a Agrishow (SP), a Expointer (RS), Agrobrasília (DF) e a Apas (SP). A Rede divulgou mais de 60 editais de chamada pública de compra de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar.
A parceria com o BNDES promove a maior facilidade de acesso a financiamentos para os empreendimentos familiares, por meio do Cartão BNDES, e a divulgação da produção da agricultura familiar no catálogos do banco. Já com o FNDE o foco é na participação da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), enquanto que com a Abras e a Abih o objetivo é ampliar o acesso ao mercado da rede varejista dos supermercados, bares e restaurantes.
Ater Mais Gestão
Uma das novidades é que a RBR vai passar a integrar o Programa Ater Mais Gestão, de forma que os empreendimentos cadastrados poderão utilizar a bibliografia, o sistema e as ferramentas de apoio à gestão dispostos na biblioteca técnica.
Pnae
Outra ação envolve o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), com a divulgação eletrônica das chamadas públicas e consequente habilitação dos empreendimentos interessados. Além de permitir o envio automático das chamadas e a habilitação eletrônica dos projetos de venda dos empreendimentos, o MDA pretende facilitar a prestação de contas da compra da agricultura familiar, em especial, de venda por família.
“No caso do Pnae, nós estamos com o sistema ativo e a escolas, as prefeituras e os estados já podem colocar suas chamadas dentro do sistema. É importante que haja um empenho da parte de todos quanto a isso, porque vai trazer agilidade no processo de participação da agricultura familiar no programa”, finaliza Marco Antônio.
Veículo: Portal Ministério do Desenvolvimento Agrário