As vendas do comércio brasileiro na semana que antecede o Dia dos Namorados devem aumentar 5% em relação ao ano passado. A estimativa é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), entidades líderes do comércio varejista, que juntas contam com mais de 800 mil pontos de vendas credenciados em todo o País.
Em 2012, o crescimento registrado pelo setor foi maior: 9,08%. Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, haverá um aumento no volume de vendas, o que é positivo, mas não tão robusto quanto o dos anos anteriores. "O consumidor neste ano está se comportando de maneira diferente. O comércio já consegue sentir a substituição de presentes físicos por serviços. Assim, a aposta de crescimento é maior no segmento de bares, restaurantes, hotéis e motéis", afirma.
Pellizzaro Junior explica que o consumidor brasileiro tem o hábito de comprar mais de dois presentes para o Dia dos Namorados, além de comemorar a data com almoços e jantares. "Acontece que agora, aqueles presentes mais baratinhos vão ser substituídos por um momento de comemoração. Dessa forma, o comércio vai sentir uma ligeira queda no volume de vendas".
Gasto médio
Comemorado no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados é a terceira data mais lucrativa para o comércio, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães. De acordo com a CNDL e o SPC Brasil, o gasto médio do consumidor brasileiro deve ser de R$ 100.
Empresas varejistas já iniciaram campanhas promocionais para atrair maior número de clientes e aumentar o faturamento na data. O Shopping Ibirapuera, por exemplo, prevê um crescimento de 6% em vendas e de 4% no fluxo de pessoas.
No shopping center, a cada R$ 200 em compras, os consumidores ganham um cupom e ganham o direito de participar do sorteio de dois automóveis New Fit, da Honda. As compras devem ser feitas até o dia 12 de junho. No Ibirapuera, cerca de 60% das lojas comercializam vestuários e acessórios.
No varejo em geral, esses produtos também estão entre os mais procurados durante as compras, junto com calçados, perfumaria, floricultura, joias e bijuterias.
Veículo: DCI